NOVO! Faça agora sua inscrição para o Simpósio - USk Paraty 2014!

31.10.12

AEROPORTO DE RECIFE EM ÉPOCA DE SÃO JOÃO


 

Esse desenho já tem algum tempo, mas foi desse ano ..
Era véspera da festa de São João (quem é de fora não faz idéia do quanto a festa é levada “a sério”,chega a ser até feriado) ..

E chegando com bastante antecedência no aeroporto, pude caminhar, sentir o clima de festa no ar, sentar-me, pedir um cafezinho, e tentar retratar toda essa atmosfera ..

Havia um cantor que cantava MPB, e várias pessoas que o assistiam enquanto tomavam um lanche ou aproveitavam seus minutos antes do vôo para fazerem algo em seus notebooks ..

Outros, não prestavam tanta atenção ao show, mas acompanhavam as chegadas e partidas dos aviões ..

Cada qual aproveitando aqueles instantes de espera à sua maneira ..

30.10.12

Biguaçú e São Miguel

Biguaçú-Br 101
Viagem de Tubarão para Itajaí.
Um companheiro de viagem iria nos encontrar no posto da Polícia Rodoviária de Biguaçú, cidade ao norte de Floripa.
Esperamos tanto que deu para fazer este sketch.
Caminhão amarelo estacionado.














Balneário São Miguel
Enquanto cara não vinha resolvemos almoçar.
Restaurante Casa do Peixe no balneário São Miguel.
Almoçamos na varanda.
Pescada com molho de camarão.
Comida boa e paisagem deliciosa.
Da varanda desenhei o canto da praia.
Uma casa de pescador.
Uma construção embargada e abandonada sobre as pedras.
No fundo parte das ilhas Ratones e de Santa Catarina.
O cara não veio.
Um abraço para todos.
Caneta Lamy e aquarela sobre sketchbook Watson-Guptill

28.10.12

Viagem à praia

Tomei um ônibus em direção ao Guarujá, litoral paulista. Tive a chance de espera-lo desenhando a rodoviária, enquanto um casal de evangélicos escutava ao culto em um celular. O dia se arrastava naquele calor.


O ônibus acabou quebrando no caminho, o que em parte me ajudou a realizar um desejo, que era desenhar as vistas da Serra do Mar. O local não tinha a vista mais interessante que o caminho poderia oferecer, e pensei em descer o resto andando. Mas é uma temeridade, pois além de não ter estrutura (água), não tinha planejamento algum. Além do mais, era muito perigoso pelo fato de não haver acostamento nesta estrada.




Mas de qualquer forma, foi uma ótima experiência!
Abraço a todos,
Hugo

23.10.12

Diário de bordo

Meus caros amigos,
sei que demorei uma tempão pra dar notícias, já faz um mês que estou na estrada  ainda não postei nada de novo por aqui, mas hoje finalmente consegui fotografar e formatar meus desenhos e vou postá-los em primeira mão.
Esse é o diário de bordo que estou fazendo durante a viagem, fui pra São Francisco e agora estou em Portland, logo logo chego na Cidade do México para o dia dos mortos e mais desenhos virão.
Ando numa fase meio estranha com o meu traço, meio sem muita coragem de mostrar, mas já que estamos na chuva (literalmente, pq nessa cidade não pára de chover)......... Aí vai
 

 

 







grande abraço a todos, logo mando mais novidades!




  

16.10.12

37º SKETCHCRAWL EM SÃO PAULO – MASP


Cheguei um pouco antes do horário combinado para o encontro, e como não encontrei àquela hora, meus amigos sketchers, parei no café da esquina da Alameda Casa Branca com a Avenida Paulista para complementar meu café da manhã que julguei humilde.

E não é que sentando-me a uma daquelas mesinhas externas, conseguia uma bela vista do MASP??

Resolvi então testar um papel que havia adquirido (o Cartiera Magnani italiano) ..

E, ao contrário do meu habitual, creio que até por conta da forma como as tintas reagiam naquele papel, acabei imprimindo umas cores (principalmente o vermelho) que a princípio saltavam aos olhos, mas que depois, reagindo àquele papel, deu este resultado ..

Bom, vivendo e aprendendo, não?

15.10.12

Igreja Matriz, São Gonçalo do Amarante, RN


Como resultado de uma visita do fim de semana, deixo o registro da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, cidade situada na região metropolitana de Natal. Um belo exemplar de arquitetura religiosa do Brasil Colonial

Rua Firmino Morgado - Cidade Líder

Um desenho rápido feito nesse final de tarde. Eram umas 17h30 quando me sentei na calçada para desenhar. Hora em que os trabalhadores começam a voltar para o justo descanso. Logo começou a esfriar e escurecer. Dali a pouco eu também me levantei, guardei as canetas e fui embora para casa.

Skeching portrait...



37th Sketchcrawl - Náutico Atlético Cearense



Oi pessoal! Para registrar minha participação no Sketch Crawl desse sábado fui até a avenida Abolição desenhar a entrada principal do clube Náutico Atlético Cearense, projeto do arquiteto Emílio Hinko. O desenho foi um desafio pois o prédio tem elementos bem trabalhos e curvos além de vários planos de telhado, mas gostei bastante do resultado.

Infelizmente quando desenhamos na rua estamos sujeitos a inconvenientes ou a situações de risco. Alertado por minha esposa, tive que interromper o desenho por causa da proximidade de uma figura suspeita que rondava o local insistentemente. Já fiz diversos desenhos de rua e sempre me deparo com curiosos que manifestam interesse e até trocam ideias, mas dessa vez não foi assim e achamos mais prudente nos afastar. Tive que tirar uma foto para acabar os detalhes do prédio depois, mas todas as formas do edifício já haviam sido capturadas restando apenas as sombras e os detalhes de telhas, frisos e venezianas. Embora tenha me afastado do local original fiz questão de acabar o desenho lá, mas dessa vez já estávamos seguros e sentados na pracinha conhecida como Praça dos Estressados.

No dia seguinte fiz o desenho mostrado abaixo, mas aí estava sentado, em segurança e na sombra. A escolha do tema, mas uma vez, se deu pela complexidade das curvas. Também gostei do resultado.


12.10.12

Na Ribeira

Hoje pela manhã, juntei um grupo de desenhadores e fomos registrar o bairro da Ribeira, em Natal.
O propósito é aumentar o conjunto de desenhos que vai fazer parte da apresentação de áreas degradadas e em processo de requalificação no Brasil.




11.10.12

Logo ao lado da 23.

A 23 de maio é uma daquelas avenidas intermináveis voltadas somente ao uso do automóvel. Mas passando por lá a pé a gente se depara com algumas cenas muito legais.


Abraço a todos!
Hugo

9.10.12

Bambus FFLCH usp

Alguém já parou para pensar como essa planta consegue ser tão misteriosa e bela?

Abraço a todos!
Hugo

8.10.12

DESENHOS DE FÉRIAS - PEULLA - CHILE


Esses foram desenhos que fiz em Peulla, no Chile .. É uma pequena localidade (foi o termo que entendi mais apropriado) no Chile, na região dos lagos que entremeiam a Cordilheira dos Andes ..
Imaginem, a pequena vila só tem 120 habitantes, 1 escola com 5 alunos somente ..
A paisagem é deslumbrante (parecendo com aquelas que vez ou outra recebemos de fotos do paraíso) e inspiradora ..


E a paisagem vista da janela ..

A madrugada no centro de São Paulo

Eu e meu amigo Gabriel Spinelli nos aventuramos desenhar no centro de São Paulo de madrugada. Foram dois finais de semana, nos quais ficamos a noite toda trabalhando. Ao contrário do que muitos dizem, (e o que eu achava), não é um local tão perigoso quanto parece. Mas é triste. É como um grande dormitório a céu aberto. Mas não imprimi isso nos desenhos, tampouco as conversas surreais e ao mesmo tempo cruas dos moradores e malucos que estavam acordados no momento.










Bom, é isso! Quem quiser conhecer mais do trabalho do Gabriel (as 4 imagens finais), podem entrar no face dele. http://www.facebook.com/gabrielspinelli7.

Abraço todos!
Hugo