28.10.14

Lápis Cópia

Muito usado por contadores e comerciantes, antes da popularização da caneta esferográfica, este lápis ainda é fabricado pela Faber Castell. Lembro do pessoal da ferrovia e os funcionários de armazéns usando os nos anos sessenta.
A mina é composta por uma mistura de grafite e anilina. Após o risco se passarmos água revela se uma tinta púrpura muito intensa. Permite tirar uma cópia se for molhado e prensado sobre papel.
Seguem alguns sketches, num deles não cobri todo o papel com água para mostrar o efeito.
Alguns tatuadores os usam para transferir desenhos ,isto não é autorizado pelos órgãos de saúde.
Um abraço para todos.


26.10.14

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MAC/SP

39º Encontro Urban Sketchers em São Paulo que aconteceu no dia 11 de outubro de 2014 no Museu de Arte Contemporânea - MAC/SP .. Três momentos do encontro: A marquise, para aquecer .. A incrível e inacreditável exposição "Transarquitetônica" de Henrique de Oliveira .. e a vista panorâmica do museu direcionado ao Obelisco e ao Parque do Ibirapuera no final de tarde ensolarado ..


21.10.14

Valença do Minho

Uma rua do bairro Jardim Brasília, distrito Cidade Líder, zona leste de São Paulo. Essa rua fica próxima ao shopping Aricanduva. O movimento é intenso e nos fins de tarde rola até mesmo um leve congestionamento. Nos últimos anos ela ganhou muitos comércios, tais como salões de beleza (de vários estilos), bares, um mercadinho, quitandas, rotisseria, pizzaria, hamburgueria, pet shop... tem de tudo mesmo. Alguns lugares tem até serviço de entrega. Sinto uma mescla de sensações quando passo por ali. As vezes parece bem acolhedor e nos dias de sol vejo beleza nas casas mau acabadas e tal, noutras parece feio, confuso, ameaçador, nada de se espantar, afinal estamos em São Paulo, uma cidade de contradições extremas.

10.10.14

12ºuskGoiânia




















Dia 4 de outubro, realizamos nosso 12º encontro do qual participaram alunos da PUC e da UFG, arquitetos, artistas e simpatizantes. O ponto de encontro foi a Praça 23, no Setor Sul, em Goiânia. Apesar da potencialidade destas praças o estado de conservação é lastimável mas, ainda assim, conseguimos explorar e registrar os aspectos positivos daquela paisagem.

Matheus de Carli

Matheus de Carli


Jesus Cheregati
Marcelo Nascimento
Simone Simões
Simone Simões
vinicius yano

Fernando Simon


 Fernando Simon



 Fernando Simon


 Fernando Simon

        

Fernando Simon



Fernando Simon 







5.10.14

Telhados, casas e quintais.

No intervalo entre as aulas, costumo sentar sob a marquise do Centro Tecnológico da Unisul e desenhar.
Já e uma paisagem antiga, algumas casas de madeira, telhas francesas e árvores nos quintais.
Paisagem da minha infância, de cidade do interior quando o tempo passava devagar.
Logo vai desaparecer, a verticalização e consequente alta valorização dos terrenos já avança.
Fica o registro.




 Usei no primeiro desenho a caneta Super 5 ganha no simpósio, com tinta Noodlers Polar Black.
No segundo utilizei minha velha Compactor com tinta Noodlers Walnut. tudo sobre papel Canson. Um abraço para todos.


Olinda, outubro 2014

Nesta viagem a Oinda, resolvi cotinuar exercitando somente o traço com mimha inseparável lapiseira 0.9.
O preto no branco.





1.10.14

Encruzilhada

Rua Erva Mularinha - Jardim Marília - São Paulo - SP (25/09/2014)


Deu que esses dias cometi este desenho de uma encruzilhada. Nela você pode escolher em qual rua entrar, vai depender do seu caminho. Jardim Marília é para cima, Brasília para baixo, Parque Savoy City descendo à esquerda e de onde eu estava era à beira do caminho. Fosse 5 horas da tarde a rua estaria abarrotada de carros, mas era cedo, algumas pessoas passavam, ônibus e lotações e de vez em quando um cão vadio. As calçadas são meio sujas por aqui, de modo que: esqueça o cheiro.