13.7.16

Conheça os Correspondentes: Irmgard Schanner, de São Paulo-SP

Irmgard Schanner, de São Paulo-SP


Sou mineira, natural de Sete Lagoas, mas meu destino de coração foi um dia o Rio de Janeiro. Senti quando tive que deixá-lo para hoje viver em São Paulo. Aprendi a amar essa cidade e descobri que o espaço urbano de arranha-céus pode vir a ser bonito a partir do registro gráfico quando encontrei o movimento Urban Sketchers. Comecei a conhecer melhor a cidade ao percorrer as ruas junto com outros amigos sketchers , que me ajudaram a re-educar o olhar.

O desenho sempre fez parte da minha vida , o que me conduziu um dia a escolher minha formação em Belas Artes (UFMG). Escolhi a habilitação Desenho por sentir mais afinidade, especialmente, por me sentir atraída ou mesmo obcecada pelo desenho de observação do natural. Claro que nesses anos todos a obsessão só aumentou e encontrei a ilustração botânica. Não me contentando com o rigor naturalista que o trabalho exigia, senti que precisava voar, fazendo linhas mais soltas e ao mesmo tempo com precisão, mas não sabia pra onde só sabia que queria continuar desenhando. Descobri pela internet o grupo Urban Sketchers em São Paulo em 2014, quando então me juntei a ele. Vi nesse espaço uma possibilidade de continuar observando a vida e, contando histórias com a ferramenta da minha vida que é o desenho.

 

Continuo desde então a desenvolver meu interesse pelo desenho de observação do lugar onde estou e dos lugares por onde passo quando viajo. A proposta do movimento Urban Sketchers me pareceu mais democrática e livre por abarcar várias técnicas de desenho, respeitando a autoria do desenhista, desde que o desenho seja feito in loco, seguindo a proposta do Manifesto Urban Sketchers.














Um comentário: