23.3.16

CENTRO CULTURAL DE SP NO 70. ENCONTRO URBAN SKETCHERS SP

Esse foi desenho do final de semana último, do 70. Encontro Urban Sketchers Säo Paulo que ocorreu no Centro Cultural de Säo Paulo no sábado dia 19 de março de 2016 .. Incrível como apesar de ter frequentado por anos aquele local, inclusive ter ido desenhar por lá, sempre é possível ter uma nova visäo do mesmo ..


13.3.16

Rua Ermelino de Leão, Curitiba PR


Inúmeras vezes cruzei a Rua Ermelino de Leão, essa do desenho, em Curitiba.
Algumas delas na época que tinha um escritório do Edifício Tijucas; indo e vindo da XV. Vindo ou indo pra casa.
Às vezes, no intuito de traçar uma imensa e suculenta pizza sabor queijo grossona na Pizzaria Itália. (E para beber aquela vitamina rosa também, claro).
Fiz este desenho do terraço da Casa Samambaia – projeto da brother Bruna Castro, que habita, vivencia e compartilha o espaço, na cobertura do lindo Edifício Anita.
Tantas vezes me imaginei (como a maioria dos andarilhos curitibanos do centro) morando nela. Num dos delírios mais loucos, conjecturei possuir um bicho bem exótico e pescoçudo – tipo uma lhama ou um avestruz, na área externa, para que pudesse ser visto da rua.
O espaço interno é lindo e, lá de cima é possível ver e desenhar o movimento da cidade. Os rasantes dos pássaros, o ziguezague dos pedestres, as curvas dos táxis altamente laranjas...
A Ermelino não é mais a mesma desde a época que habitei o Tijucas.
Até a luz mudou.
A cidade se modifica como o sol – e lambe as faces dos prédios da XV de maneira diferente a cada hora do dia. E de maneira diferente a cada ano.
Lembro-me de um mendigo que tomava banho na água que escorria da calha do Hotel Del Rey em dias de chuva, o som dos gritos dos chineses e japoneses jogando futebol na Praça Osório nos sábados de manhã, o som das rodinhas das aeromoças da TAM e da GOL que desciam de seus furgões na Ermelino, da algazarra dos travestis na esquina da Carlos de Carvalho...
E há quem diga que, em determinadas horas do dia, ainda é possível ouvir o saxofone do man que se apresentava gratuitamente para os citadinos – numa das janelas da parte de baixo do Tijucas, em frente ao Largo Frederico Faria de Oliveira.
Eu acredito!




Fotos de: Washington Takeuchi 

11.3.16

Oficina de desenhos urbanos em Aquiraz-CE


Na terça-feira, 08/03/2016, participei da oficina de desenhos urbanos com meu amigo Prof. Clewton do Nascimento. Tive a grata companhia do também amigo e professor Amando Costa e de um entusiasmado grupo de alunos da Unifor. A oficina fez parte da programação da III Semana Graduação, Pesquisa e Pós-graduação promovida pelo nosso curso.

A experiência foi particularmente interessante para mim. Atendendo à proposta do Prof. Clewton de registrar um percurso previamente definido, consegui produzir os seis desenhos que apresento nessa postagem. O tempo curto e a vontade de fazer vários desenhos fizeram com que eu não me detivesse em detalhes ou em acabamentos mais sofisticados. Mais uma vez testei o iPad e o aplicativo Procreate que mostraram boa performance durante o evento. Para os registros usei somente a ferramenta lápis e uma folha digital formato A4.

Os desenhos podem ser conferidos abaixo!