14.4.17

ÔNIBUS E O CHEIRO

Tenho desenhos feitos em viagem de ônibus datados de 1992. Gostava bastante de andar de ônibus.
Aproveitava a oportunidade para desenhar um pouco e ler bastante. Cheguei em um único ano a ler mais de 100 títulos, em viagens diárias de quase quatros horas entre Cubatão (Cota 200) e Santos.

Nesta quinta-feira ao voltar para casa, no término do Curso Percursos Urbanos - (A)Riscar no Jardim da Luz, com o sketcher português João Catarino e coordenação do ótimo Lauro Monteiro Filho, de iniciativa do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, dentro do painel O DESENHO DO PATRIMÔNIO E A PAISAGEM URBANA DE SÃO PAULO, que aliás, foi ótimo, pela temática, como pelos participantes, muitos do grupo de sketcher de São Paulo e outros, que não encontrava desde Paraty. Preciso dizer que até hoje me alegro com o entusiasmo da Fabiana Boiman.

Na volta para Cubatão, embarquei no ônibus da Viação BREDA, no terninal Jabaquara. Uma bosta de viagem. Literalmente.

O banheiro do ônibus estava em petição de miséria.

Como minha cadeira era no fundo do ônibus, fui me movimento para à frente do ônibus, devagar, para fugir do pestilento cheiro que exalava do pequeno cubículo.


Troquei de lugar umas duas vezes, com a caneta na mão e o nariz dentro da blusa. O ônibus era um desses grandes, com as janelas lacradas, que um dos passageiros definiu como bonito por fora, um horror, catinguento e refrigerado por dentro.


Por fim, ao chegar na rodoviária de Cubatão, quando metade dos passageiros desceram, sentei-me perto do motorista, que deixou a janela dele aberta e também, a porta que separa a cabine dos passageiros, o que resultou em um ar um pouco melhor.


Quando cheguei no ponto final, no Jardim Casqueiro, o motorista percebeu que eu o estava desenhando e voltou para o seu lugar para que eu terminasse o desenho, em troca se ele pudesse tirar uma foto para postar no facebook. Trato feito, com um gesto de elegância, para rivalizar com esta viagem olfativamente inesquecível.

3 comentários:

  1. Oh, meu amigo! Fico chateada que tenha passado por esse pesadelo olfativo! 😛 Ninguém merece!
    Os sketches estão sensacionais! Fiquei muito feliz em vê-lo esses dias. Muito obrigada! 😘
    Gostei da idéia de por a leitura emndia também. 100 títulos é coisa pra caramba! 😱 Uau!

    Beijocas, Carlos!

    ResponderExcluir
  2. Putz! Salvo pelo ofício. A distração do desenho com certeza o tirou do inferno olfativo. Parabéns pela determinação e pelos desenhos.

    ResponderExcluir