21.8.12

Charutaria Lollô, Copacabana


Charutaria e Cafeteria Lollô. Sessenta anos em Copacabana. O melhor café do bairro.

Esse lugar é meio mágico. É uma cafeteria que fica na Av. N. S. Copacabana. Está alí há mais de sessenta anos e é referência pela venda de tabaco e café. A cafeteira não para de trabalhar porque o balcão está sempre cheio de gente tomando um café a R$1,00. Tem gosto de café realmente e não falha, o gosto é sempre o mesmo, na medida certa.

Algumas pessoas confundem o lugar onde fica a charutaria com um outro e também antigo ( e já demolido) lugar que se chamava Mercadinho Azul. O curioso é que tudo lá é amarelo, das paredes ao uniforme dos atendentes... mas mesmo assim continuam chamando de... Mercadinho Azul, embora o lugar se chame... Mercadinho Amarelo.

Já frequento a loja há mais de trinta anos. Quando meu filho nasceu eu o levava até lá. Sentava o guri no balcão e tomava um café. Hoje a atendente (a mesma desde aquele tempo) conversa com meu filho que faz hoje 22 anos.

A máquina de café, disse-me essa semana um balconista, está lá há mais de 50 anos. Volta e meia vai ao conserto e é substituida por uma outra mais pequenina. E volta em seguida. Hoje está vazando água por todos os lados. São problemas nas "juntas" que se dilatam e contraem com o calor excessivo. 

Fiquei sabendo que servem cerca de 1000 cafés por dia, todos os dias, porque simplesmente não fecham dia algum no ano.Sempre que posso faço um desenho dessa máquina, que acho bem legal de ver e desenhar.  Coloco aqui em baixo mais dois desenhos que fiz em épocas diferentes, com técnicas diferentes.

No desenho principal usei caneta tinteiro, aquarela e tinta Noodler's na cor beaver (castor) em Moleskine para aquarela (13X21 cm)Todos os desenhos foram coloridos posteriormente.

Esse amarelado foi colorido com uma aguada de tinta acrílica e o posterior com aquarela. Ao final coloquei uma foto do local enquanto desenhava.




7 comentários:

  1. Não vou deixar de conhecer esse lugar na próxima ida ao Rio. Lindos desenhos! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dalton. Não deixe mesmo, porque vale a visita... e o café. Abraços.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Angelo.
    Gosto destes locais com história.
    O desenho está maravilhoso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jony. Se vier ao Rio vamos até lá tomar um café. Abraços.

      Excluir
  4. Muito bom os desenhos, Ângelo .. e q cores aqueles das máquinas de café!

    ResponderExcluir