7.9.12

Beco do Batman, São Paulo

Em visita a parentes em São Paulo, aproveitei para fazer alguns desenhos no Beco do Batman, que acabou virando uma série, com diversos desenhos. Todos foram coloridos posteriormente ao desenho.
O lugar é muito legal e há sempre alguém o visitando para conhecer as centenas de desenhos espalhados pelos muros e paredes. Quando estive lá vi de tudo, desde apenas curiosos a fotógrafos de moda aproveitando o ambiente para closes e panorâmicas com modelos que davam pra esquecer os desenhos e focar nelas o olhar.
O nome "beco" não parece muito apropriado, porque dá a impressão de um lugar longo e apertado. Mas não é nada disso; são diversas ruas com muitos muros e paredes pra ver. Tudo muito colorido como normalmente são os graffiti. Muitos são ótimos e outros nem tanto, mas o conjunto é de extremo valor visual.
Uma coisa legal que aconteceu no lugar (não sei o motivo) foi a aceitação coletiva dos moradores em decorrência da "sujeira" (como no passado deve lhes ter parecido) nos muros e paredes. Tudo está pacificado e ninguém ali parece propenso a caiar um graffito em busca de limpar a frente da casa.
Esse que desenhei e mostro acima me pareceu monumental e fez por merecer uma homenagem. Procurei retratar com alguma fidelidade o desenho da parede e o contexto onde ele se colocava.

Usei lapis, marcador fino e aquarela em Moleskine para aquarela (9X14,5cm)

Para conhecer melhor o Beco do Batman vá a São Paulo ou dê uma olhada no vídeo que encontrei no  YouTube.

5 comentários:

  1. Olá Angelo! Muito bom o desenho.
    Também gostei do trabalho por você ter captado um desses inúmeros cantinhos da cidade, que merecem atenção pela sua particularidade.
    Acho que quando um determinado local passa a ter sua identidade reconhecida pelas pessoas, artistas, e o mais importante, pelos próprios moradores, acontece essa aceitação coletiva que você falou.
    abs!
    Hugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo !!
      Bem colocado. Essa compreensão dos moradores me pareceu ter trazidos inúmeros benefícios aos próprios moradores, com maior trânsito de pessoas, segurança e crescimento do comércio.

      Grande abraço.

      Angelo

      Excluir
  2. Cara, que ótimo desenho e bem retratado.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adriano, grande abraço !!

      Excluir