NOVO! Faça agora sua inscrição para o Simpósio - USk Paraty 2014!

7.12.12

Vila de Casas em Botafogo

Com amigos gravadores divido um estúdio aqui em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele fica numa vila de casas geminadas, pequenas, com dois ou três andares. Datam do início do século XX e em sua maioria estão sendo demolidas (as vilas) para darem lugar a prédios modernos.
Depois de um dia de trabalho envolvido com gravuras costumo sentar na soleira de uma porta que fica no terceiro andar e desenhar a "paisagem" que pode ser vista. 
Nesse primeiro desenho aparecem duas vilas: a que estou e a vila imediatamente ao lado. São todas muito parecidas. Ao fundo aparece uma parte de um prédio moderno da Prudential do Brasil Seguros de Vida.
Logo à esquerda percebe-se parte dos "arranjos" que os moradores providenciam para conseguir mais espaço para suas moradias, onde a estética construtiva não tem muita importância, porque o que importa é o espaço que se consegue a partir desses arranjos.
Esse desenho foi feito em um caderno da Tilibra.

Nesse outro desenho, do mesmo ponto de vista percebe-se a "modernidade" chegando, com enormes antenas parabólicas (elas já estão, aos poucos, diminuindo de tamanho).
Esse desenho foi feito num caderno Moleskine.

Há algum tempo publiquei aqui dois outros desenhos das "paisagens" que posso ver de onde fico e os recoloco aqui apenas para completar o conjunto



Um comentário:

  1. Interessante este emaranhado de escadas, janelas e telhados. Pena que não descanse os olhos depois de sair do estúdio.

    ResponderExcluir