3.6.14

Conheça os Correspondentes: Salvador / BA < André Lissonger




 André Lissonger nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em agosto de 1967. Mudou-se com seus pais para Salvador/BA quando tinha 10 anos de idade. Aí, como desenhava tudo à sua volta desde 4 anos de idade, seu pai o presenteou com um estojo de canetas bico de pena. Sua formação, como a de muitos adolescentes, foi “atrapalhada” pelo vício do futebol [nas ruas] e pelo vício em desenho técnico e à mão livre [autodidata em casa].

Tendo perdido dois vestibulares [com 16 e 17 anos] para o Curso de Engenharia Mecânica, seu pai permitiu a sua entrada para a Escola de Belas Artes. Três anos também foram suficientes para abandoná-la, tendo ingressado na Faculdade de Arquitetura da UFBA – por pura aptidão e paixão à primeira vista.

Iniciando, em paralelo, uma carreira de cantor e compositor de rock com grande projeção local entre os anos 1980 e 1990, conseguiu, mesmo atribuladamente, tornar-se Arquiteto Urbanista em 1997. Seus principias projetos podem ser vistos no site: https://studioporto.blogspot.com/


Mestre em Conservação e Restauro também pela UFBA em 2002, inicia sua carreira docente em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Leciona disciplinas de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, bem como a cadeira de Projeto de Arquitetura e Desenho de Observação. Ministra também, anualmente, cursos livres de Croquis Urbanos. Seu trabalho final de Mestrado versa sobre a aplicação das teorias do Puro Visibilismo na leitura da Paisagem Urbana [nesse momento fincou-se a semente dos Urban Sktechers]. Currículo acadêmico na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3806208942395230

O desenho livre, que lhe acompanha desde sua infância, tem se tornado cada vez mais a sua principal atividade, além das aulas e orientações de projetos. Suas técnicas preferidas são as aquarelas, os sumiês e as hidrográficas.
 Fundou os Croquizeiros Urbanos de Salvador [Urban Sketchers Salvador] em 2013, com a página https://www.facebook.com/groups/urbansketchersbr/ que já conta com mais de 1.000 membros. O grupo, que hoje possui mais dois administradores [os baianos Eron Ramos e Leandro Melo], tem realizado frequentes encontros mensais e tem como um dos seus principais objetivos, mostrar uma Salvador que vai muito além dos cartões postais.

 
Além da página do grupo UsK Salvador, seus desenhos estão expostos no seu blog:  http://croquisdearquitetura.blogspot.com.br/.



5 comentários:

  1. Bem vindo André Lindas aquarelas! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Dalton... Obrigado! Obrigado pelas Boas Vindas!!!

      Excluir
    2. André Lissonger, meu velho, entre em contato comigo para eu lhe entregar o CD exclusivo de transcrição do vinil da coletânea "Rock Conexão Bahia 1989" com as suas gravações na banda Utopia. --- ernesto.bauer.ribeiro@gmail.com

      Excluir
  2. Obrigado Mestre Eduardo Bajzek, pelo convite e a incitação. Amplio o agradecimento ao Eron Ramos e Leandro Melo [UsK Salvador], à Fernanda Vaz, a Regina Borba, o Murilo Romeiro, Flávio Ricardo, Mestre José Marconi e Fabiano Vianna [e a turma de Curitiba], ao Mestre Fernando Simon [UsK Goiás] e tantas outras pessoas importante que compõem o grande UsK Brasil. Abraços a todos do grupo. E vamos desenhar!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse merece todo o reconhecimento!

    ResponderExcluir