4.5.15

Conheça os Correspondentes: Ronaldo Kurita, de São Paulo/SP

Sabia que seria arquiteto desde cedo, aproximadamente 10 anos de idade. Hoje identifico a influência das engenhocas do meu avô metalúrgico e a criatividade da avó costureira nesta decisão. Aliás, foi na casa deles que tive plena liberdade de explorar os desenhos com giz no chão da garagem ou acabar com blocos de sulfite e muita pintura a dedo.

Dizia que ia à cidade ao descrever uma ida ao centro da cidade. Só conheci São Paulo de verdade explorando-a para os trabalhos universitários de urbanismo, e sempre me surpreendo até hoje por cada nova descoberta.

O desenho a mão foi se perdendo aos poucos já para o final do curso de arquitetura e os estágios. Por decisão profissional de apresentar projetos feitos a mão, busquei um curso de valorização de projetos e foi quando fui aluno do Edu Bajzek, quem me apresentou a comunidade Urban Sketchers no início do ano de 2013.

Desenhar locais visitados para estudos ou durante viagens era algo que eu já fazia sozinho, sem saber que existia um grupo que se reunia apenas para essa atividade. No início foi difícil acordar cedo aos finais de semana para desenhar, além de me sentir inexperiente demais para participar do grupo. E participar foi tornando-se um hábito, a cada encontro fui conhecendo os colegas sketchers, trocando dicas e aprendendo muito com cada um. Um ponto máximo foi ter participado do comitê local do 5º Simpósio de Urban Sketching sediado em Paraty.

Poucos meses após o simpósio, num momento de transição me foi oferecida a possibilidade de comandar o grupo local Urban Sketchers São Paulo, o que tenho feito oficialmente desde Janeiro de 2015. Sem sido um trabalho de responsabilidade seguir o caminho que foi trilhado até então, e também muito gratificante acompanhando a resposta dos membros sobre os últimos eventos realizados.

Para ver outros trabalhos de Ronaldo acesse: http://ronaldokurita.tumblr.com







7 comentários:

  1. Parabéns, Ronaldo!
    Seu empenho e entusiasmo à frente do Urban Sktchers S. Paulo tem contaminado os sketchers de Sampa e arredores gerando uma maior participação de todos.
    Nos veremos no próximo sábado, no 50o. Encontro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Murilo. É bom saber que estou alcançando o objetivo de entusiasmar o pessoal a participar do grupo! Abs e nos vemos sábado!

      Excluir
  2. Que legal Ronaldo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana! Isso é resultado da participação de todos do USk São Paulo fortalecendo e solidificando nossas atividades!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Seja bem vindo Ronaldo! Maravilha o teu trabalho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Jony! Também é ótimo acompanhar as suas postagens! abraço pra vc e Joan!

    ResponderExcluir