5.6.15

A lendária Vila Itororó e os sketchers

Eu sempre que passava dirigindo pela avenida 23 de Maio, na altura do Bairro da Bela Vista, procurava localizar a tal da Vila Itororó. E isso se repetia sempre por uns 18 anos, desde a primeira vez que ouvi falar na tal Vila Itororó na faculdade de Arquitetura no final dos 90. Nunca tive certeza qual daqueles fundos de lote voltados para a avenida ocultava o complexo arquitetônico tão sui generis.

Depois de anos ocupado como cortiço e mais alguns anos fechado, o estado de conservação encontrasse bem comprometido e espero que não seja tarde para restauração anunciada recentemente numa parceria entre Prefeitura da Cidade de São Paulo e o Instituto Pedra. Assim que soube que era possível visitar o local, fui em busca de informações. O burburinho fez com que os contatos telefônicos não se concretizassem e a resposta dos emails não chegavam. Outros membros do grupo sugeriram também de fazermos um encontro lá na Vila Itororó. Dessa vez consegui contato diretamente com o pessoal do Instituto Pedra que foi muito atencioso e receptivo a sediar nosso evento. O complexo da Vila Itororó abrigará um centro cultural após a restauração e estes eventos que ocorrem no canteiro de obras aberto a comunidade ajudará a formatar a vocação deste equipamento cultural da nossa cidade.


A primeira vista da vila, pela janela do galpão de acesso, impressiona e emociona. São tantos pensamentos simultâneos que você se desliga do mundo por instantes. Como isso tudo era logo que construído? Quem viveu ali? Quanta gente vivia ali ao mesmo tempo!? E na época do cortiço? Enfim, para alguém curioso pelo local, isso só serviu para aumentar o interesse na historia da Vila.
Os 15 primeiros participantes que chegaram ao ponto de encontro receberam um kit contendo 01 sketchbook personalizado com sketch de DaniloZ, 01 caneta e 01 lapiseira oferecimento da Papelaria Universitária.



O encontro começou inusitado com as especificações de seguranças inéditas: termo de responsabilidade assinado, uso de capacete de segurança o tempo todo, não adentrar ou se aproximar demasiadamente das construções pelo risco iminente de acidente. O grupo todo colaborou e tudo transcorreu muito bem durante nosso encontro. Acredito que todos estavam hipnotizados pelas particularidades dessas construções além do charme decadente do estado de conservação delas.

Segurança em primeiro lugar!
Desenhei pouco, decidi explorar mais os seus becos e recortes. Fotografei bastante! Precisamos retornar a desenhar lá, com certeza merece outras visitas.















Sub grupos se espalharam pela grande extensão deste sítio, e foram muitos ângulos e enfoques diferentes representados por nossos amigos.












Seguem meu sketch e todos sketches reunidos:



Ana Paula Novo

Ana Rafful

Andréa Sevá

Antonio Bezerra

Catharine Gati

Denise Moraes

Edu Geraldes

Fabio Corazza

Irmgard Schanner

James McCormack

Lane Neves

Marilia Varella

Mateus Rosada

Paulo Henrique Vieira

Raphael Balco

Rodrigo Prata

Tivemos o prazer de receber algumas pessoas que participaram de um encontro nosso pela primeira vez, além dos nossos amigos assíduos. Recebemos 32 participantes! No final, tiramos nossa tradicional foto do grupo, foto dos desenhos reunidos e o sorteio de 2 livros e 2 sketchbooks oferecidos pela Editora GGili Brasil e 13 reproduções de um sketch desenvolvido por DaniloZ que foi utilizado como divulgação do evento e impresso pela Papelaria Universitária.



Até o próximo encontro!

7 comentários:

  1. Ronaldo, aplausos pelo esforço pessoal em conseguir a realização do evento e também pela reportagem do registro.
    Parabéns aos participantes do encontro que retrataram, em seus belos sketches, sua visão da Vila com seus diversos aspectos históricos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Murilo! Realmente cada um registra uma visão diferente e juntos marcamos no tempo nossa visita em cada local. Será interessante retornar depois do processo de restauração... Abs

      Excluir
  2. Excelente o Encontro e o mote de cidadania. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André, os encontros tem sido sensacionais! Abs

      Excluir
  3. Parabéns Ronaldo e todos que participaram. Muito legal! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dalton! Apareça com sua turma nos nossos encontros! Abs

      Excluir
    2. Obrigado Dalton! Apareça com sua turma nos nossos encontros! Abs

      Excluir