6.7.15

Conheça os Correspondentes: Ana Rafful, de Mogi das Cruzes/SP

Começou a desenhar e pintar aos 4 anos. Aos seis anos de idade frequentou o atelier do conhecido artista plástico japonês Sr. Sussumo, transferindo-se em 1982 para o atelier da Profa. de Artes Plásticas da Universidade de Mogi das Cruzes, Maria José Camargo.

Em 1989, inicia seus estudos Universitários na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde cursa, entre outras disciplinas, História da Arte e Cultura. Em 1997 começa a viajar com frequência visando aprofundar seu conhecimento sobre a arte e a cultura.

No Brasil, passa a ter aulas de desenho de construção e aquarela com Claudio Gonçalves e Fábio Cembranelli, respectivamente. Desenvolve, ainda, seus estudos sobre iconografia com um Mestre - Monje Camaldolense de formação Grega, tendo seu primeiro contato com à tempera, brunição, douração e preparação de pigmentos.

Nos anos de 2010 e 2011, inicia seus estudos no exterior, frequentando a The Art Student League of New York, pinta com Timothy Clarck e aprofunda seu conhecimento sobre o trabalho de Sargent.

Torna-se membro da Sociedade de Aquarelistas de San Diego - California em 2010, ocasião em que conhece Keiko Tanabe, com quem faz aulas de aquarela de paisagem.

Em 2010, conhece Adan Cope em Figeac, no sul da França, tendo seu primeiro contato com o desenho gestual e a pintura em plain aire. Ana e Adan tornam-se correspondentes e amigos.

Em 2012, viaja para Paris, onde tem aulas, com M. Laurent Cattaneo, de retrato e participa dos ateliês livres da Académie de la Grande Chaumière, ocasião em que conhece inúmeros artistas plásticos franceses e copistas do Museu do Louvre, em Paris, aprofundando seu conhecimento sobre técnicas de pintura antiga. Participa de curso de ilustração, criação de personagens, ambientação e cores com a Argentina, Rebeca Luciani.

Em 2014, passa a frequentar o Urban Sketchers Brasil e participa do 5th International Symposium Paraty 2015. Em janeiro de 2015, passa um mês em Paris estudando desenho clássico na Académie de la Grande Chaumière acompanhada, novamente, por M. Laurent, em seus estudos no Museu do Louvre, escreve matéria para o blog Urban Sketchers Paris e inicia o grupo Urban Sketchers em Mogi das Cruzes, com o objetivo de promover e divulgar o desenho de observação na região do Alto Tietê.





















3 comentários: