5.2.16

Diário Gráfico de Goiânia/GO, Goiás Velho/GO, Pirenópolis/GO e Corumbá de Goiás/GO

Em janeiro, em uma viagem de 4 dias à 4 cidades de Goiás resultaram em um diário gráfico. Quatro dias bem produtivos, um dia em cada cidade: Goiânia, Goiás Velho, Pirenópolis e Corumbá de Goiás.



Saindo de Brasília, com o carro revisado, sentido Goiânia pela BR 060, mas à 5Km de Goiânia,  a mangueira de água se rompe e a espera uma hora aproximadamente pelo socorro: um guincho e um táxi.

Mapa esquemático do Trajeto.


Como era Domingo, o carro somente estaria pronto na Segunda às 11h. Já na segunda e depois uma volta rápida em Goiânia em alguns pontos turísticos, não restou tempo para nenhum sketch então deixarei aqui alguns sketches da viagem do ano passado à Goiânia.

Estação de Goiânia- Art Decó

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Fim da Segunda-feira rumo à Goiás (Velho), a primeira capital de Goiás,  à noite debaixo de chuva, e com uma estrada onde 90% tinha sido recentemente duplicada,  mesmo com a melhoria da estrada, a  viagem que seria de 2 horas de Goiânia à Goiás passou para 3 horas.


Goiás ou Cidade de Goiás ou Goiás Velho foi a primeira capital de Goiás com uma arquitetura barroca colonial muito bem conservada, sendo considerada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial. A cidade é linda e me rendeu alguns momentos para sketches.

Residência em Goiás Velho

Residência da Poetisa Cora Coralina (esquerda) vista da varanda do 1º hotel da cidade em Goiás Velho

Igreja Nossa Senhora do Rosário em Goiás Velho

Pátio do convento ao lado Igreja Nossa Senhora do Rosário em Goiás Velho

Rua em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário em Goiás Velho

Igreja Nossa Senhora da Abadia em Goiás Velho

Igreja da Boa Morte em Goiás Velho

Residência em Goiás Velho

Cúria parte posterior da Igreja da Matriz "Santana"


Fim da Terça- feira, em direção à Pirenópolis, o trajeto era acompanhado por paisagens encantadoras e nas proximidades de Pirenópolis uma neblina densa deixou a viagem tensa e cansativa, chegando à cidade debaixo de uma chuva fina. No dia seguinte um passeio por toda a cidade rendeu mais alguns sketches.


Pirenópolis é bem movimentada e com muitas lojas e restaurantes voltados para o turismo, um pouco diferente de Goiás Velho, e mesmo com toda a movimentação e o turismo intenso na cidade, Pirenópolis também tem seu charme, com muitas edificações ainda conservadas. 
Residência das Esquadrias Rosa em Pirenópolis

Coreto em Pirenópolis

Igreja do Bonfim em Pirenópolis

Comércio em Pirenópolis


E ainda antes do meio-dia seguimos para Corumbá de Goiás, cidade próxima e que também tem algumas edificações conservadas para então voltar à Brasília neste mesmo dia pela BR 070, passando pelo Salto do Corumbá fechando com chave de ouro essa viagem.



Igreja Matriz de Corumbá de Goiás e Residência à esquerda.
Residências em Corumbá de Goiás.
Salto do Corumbá na saída da cidade de Corumbá de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário