10.9.16

Encontro de Desenho de Rua em Araraquara


          Minha primeira Matéria como Correspondente do USk Brasil, será a cobertura do Encontro Internacional de Desenho de Rua que aconteceu na cidade de Araraquara SP, em 28 de agosto de 2016. Sobre como foi a participação do grupo de Urban Sketcher de Araraquara junto ao Arte ao Centro, Conexão Cultural entre Brasil e Portugal. Os dois primeiros eventos dessa série, aconteceram apresentando Artistas brasileiros na cidade de Torres Vedras Portugal e o Terceiro aconteceu agora no Brasil, aqui na cidade de Araraquara SP, com exposições de alguns artistas portugueses e com a presença de artistas como o aquarelista António Bártolo, a artista Marta Machado, o Arquiteto André D. Baptista e a Secretária da Cultura de Torres Vedras Dr. Ana Umbelino. 
           A ideia sugerida pelos organizadores do Arte ao Centro foi a de fazer um encontro de desenho de rua com uma oficina coordenada pelo Arquiteto e Sketcher Português André Duarte Baptista, dado o Titulo de Encontro Internacional de Desenho de Rua, como o que ocorreu em 2015 em Portugal. 
          Gostamos da idéia de atrelar o USk Araraquara a um belo evento como esse, dessa forma pensamos na estratégia de aumentarmos o número de encontros, num período anterior ao evento, com o intuito de promover a Conexão Cultural e também para divulgar a proposta do USk para pessoas interessadas no desenho e de alguma forma ligada aos movimentos culturais da cidade e região. 
          Na organização tivemos generosas contribuições de pessoas ligadas ou não ligadas diretamente ao grupo de desenho, mas que toparam participar com sua importantes atitude de trabalhos, que aproveito aqui para agradecer, minha esposa Madú que ajudou a organizar do início ao fim, o Design e Prof. José de Oliveira, que criou a Logomarca do evento e suas aplicações nos itens de divulgação, a Agencia NC5 do amigo Nei, que criou a pagina do evento no Facebook, a amiga Jô Pool que costurou as sacolas e Daniel Padovane, sua esposa Amanda e o filho Luiz Felipe que contribuíram com as compras de itens para a promoção e com a organização do Encontro. 
          O “Arte ao Centro”, iniciou três dias antes do encontro, com exposições de artistas portugueses, e exposições coletivas de artistas brasileiros em Ateliers e Espaços Públicos. No sábado pela manhã aconteceu um Workshop com o aquarelista Bártolo, em praça pública e a tarde uma Oficina com o André no SESC, com o tema “Iniciação ao diário gráfico”. Tendo os dois últimos eventos temas diretamente ligados ao Urban Skecher. 

          O dia do “Encontro Internacional de Desenho de Rua em Araraquara” aconteceu numa manhã de domingo muito agradável e foi surpreendente tanto pelo número de pessoas que participaram quanto pelo respaldo positivo dos participantes. Foi unânime o reconhecimento do bom astral que rolou no decorrer do evento, os comentários positivos quanto à organização, quanto à postura do Orientador dessa oficina o André D. Baptista que com simpatia e talento, conduziu os trabalhos de maneira tranquila, cuidando sempre para que algumas pessoas ainda inseguras acreditassem e se permitissem experimentar o desenho solto. 
          Iniciamos os desenhos na Esplanada das Rosas, um espaço bem arborizado junto a Prefeitura e a Secretaria da Cultura Municipal, localizado no centro da cidade, onde permanecemos no início da manhã, depois seguimos até a Praça Pedro de Toledo pela Av. Portugal, por uns quatro quarteirões de distancia, onde os sketchers pararam para registros no percurso. Na Praça Pedro de Toledo permanecemos desenhando até o fim do evento, seguido por sorteios de brindes e as fotos finais 

          É surpreendente como tudo conspirou a favor para organizar esse evento. E como a atmosfera desses encontros sempre leves, arejadas e descontraídas deixam saudades. Conhecemos novas pessoas, reforçamos amizades, reencontramos queridos amigos, conversamos sobre desenhos e outros olhares. Pensava até que essa atmosfera tinha a ver com o fato de estarmos como turistas em outros encontros em outras cidades, mas verifico que não, isso tem a ver com a atitude do desenho mesmo. 


         O resultado desse encontro está em uma Exposição aqui em Araraquara no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, sob coordenação da amiga Virginia Gobbi. Instalada em uma sala ampla com apresentação dos sketchers de Torres Vedras PT e também da produção dos desenhistas desse evento, com painéis e alguns Diários Gráficos. 
           Agradecemos ao artista e Sketcher Lauro Monteiro organizador do Arte ao Centro pelo convite e incentivo, ao André D. Baptista pela orientação na oficina e pela postura sempre incansável, aos amigos do GEART, a todos da comitiva portuguesa que incentivaram e contribuíram com o evento, (já estamos com saudades de Marta, Ana e Bártolo), aos amigos de outras cidades e outros USk como São Carlos, Santo André, São Caetano, Mogi das Cruzes, Matão, Curitiba PR, Niteroi RJ, aos meus alunos do curso de Arquitetura da UNIARA, também aos alunos da UNIP e a todos que contribuíram e que participaram desse agradável evento é sempre um grande prazer desenharmos juntos.

 


















Um comentário: