29.9.16

entre palestras, mesas-redondas e comunicações: desenhos de BH

Nestes dias 26, 27 e 28 de setembro participei do 4º Colóquio Ibero-Americano "Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto", realizado no Campus Pampulha UFMG.

Cheguei a BH no sábado e fomos logo às comprar no Mercado Municipal. Não resistir em comprar uma "Ouropretana", maravilhosa cerveja artesanal das Minas Gerais. Logo após, fomosvisitar o "Museu Abílio Barreto" que fica no único edifício remanescente do antigo Curraql del Rey, núcleo urbano que foi demolido para a construção da noa capital do estado das Minas Gerais.

No local estava rolando um sambão, o que me motivou a abrir a "Ouropretana" e degustar acompanhado do famoso queijo canastra. Aproveitei para marcar o diálogo entre degustação e desenho, e resolvi inserir um dos adesivos da garrafa na página do desenho do "Museu"



No domingo, 25/09, fomos - eu, a professora Vieira e o professor Paulo Nobre - visitar o santuário do Caraça, um conjunto religioso que sofreu um incêndio em uma de suas alas (a do colégio) e foi alvo de intervenção restaurativa , que buscou deixar claro a marca da intervenção, sem negar a pré-existência.

Nestes desenhos, estou experimentando uma série em que os desenhos apresentam um grau de sobreposição entre eles. Algumas experimentações  - na minha análise - estão apresentando um bom resultado, outras nem tanto. Mas considero importante a realização dessas experimentações, pois estas possibilitam aberturas para novos caminhos.



Na segunda, 26/09, entre palestras, mesas-redondas, e comunicações, consegui um tempinho para fazer registros do prédio do CAD 2, local ode ocorreu boa parte das atividades do evento.


Por fim, na terça, 27/09, conseguimos chegar no fianal da tarde na casa JK, visitamos a exposição e tive tempo para fazer um registro da casa e do seu simpático jardim, localizado no acesso ao edifício.

Uma agradável caminhada pela lagoa nos fez chegar à "pérola" do conjunto da Pampulha. A Igrejinha de São Francisco de Assis. Já era noite, e dela me veio a inspiração de registrar o marco religioso.


Depois deste passeio ... uma mesa de bar para saudar e comemorar esse pequeno - mas gratificante - período de tempo na capital das Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário