8.5.18

USK NATAL NÚMERO 50!

O coletivo Urban Sketchers Natal tem um pouco mais de 5 anos de atuação, desenhando as cidades do Rio Grande do Norte e os bairros da capital, um desenho por vez. Os encontros acontecem mensalmente e, em 14 de Abril de 2018, chegamos à 50ª reunião do grupo. Todos os nossos encontros são momentos presenciais marcantes, quando praticamos a percepção dos espaços urbanos e dos edifícios arquitetônicos, a partir do desenho de observação e locação, se utilizando de diversas técnicas de representação, conforme a expressão artística de cada desenhador.

Exposição dos desenhadores com seus trabalhos na escadaria do Largo da Rua Chile

Contudo, neste encontro de número 50, o evento foi repleto de atrações, com uma dinâmica para além dos desenhos, e interação com um dos principais objetivos do coletivo: refletir e agir acerca das resistências e permanências na cidade. Em especial, no bairro da Ribeira.

Vista do início da Rua Chile no Largo




Registros dos desenhadores no Largo da Rua Chile e arredores

Entre os meses de março e julho de 2018, estão sendo realizados cinco encontros em torno da temática "resistências e permanências" pelo projeto de extensão "Ribeira Desenhada", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a coordenação de José Clewton e Eunádia Cavalvanti. Se tratam de ações integradas ao Urban Sketchers Natal, coordenado por ambos, juntamente com Petterson Dantas e André Alves. Esta integração demonstra como o desenho é uma das formas de apreensão do espaço urbano e amplia o debate para rodas de conversa conduzidas por personagens importantes nesta resistência e permanência no bairro da Ribeira. 

Os coordenadores do USk Natal e do Ribeira Desenhada acima da escadaria do Largo, onde os trabalhos foram expostos ao final da dinâmica

Roda de conversa sobre as resistências e permanências no bairro da Ribeira 

Roda de conversa que ocorreu no Ateliê Bar
Neste mês de Abril, o "Ribeira Desenhada" teve sua segunda edição e, como descrito, integrada ao 50º Encontro do USk Natal. Dezenas de desenhadores passearam pelo Largo da Rua Chile e colocaram no papel a sua percepção deste entorno. Os trabalhos foram expostos na escadaria do Largo, a Exposichão do 50º USk Natal.

 "Exposichão" do 50º Encontro USk Natal







Registro de alguns trabalhos desenvolvidos durante o Encontro
A roda de conversa aconteceu após a realização dos desenhos de locação, no Ateliê Bar e Petiscaria, e foi puxada pelo empresário André Maia, proprietário do bar, pelo arquiteto Haroldo Maranhão, por Valdércio Costa, coordenador do Clube Náutico Potengy e debateu sobre o trabalho desenvolvido para as fachadas da Rua Chile, os usos existentes nos imóveis da Rua, em detrimento do descaso da iniciativa publica ou da ineficiência das regulamentações. Participaram ainda, colaborando com esse debate, Nalva do Nalva Café e Salão, o jornalista Alexandre Gurgel, morador do bairro, a produtora cultural Mariana Area, a professora da UFRN Ruth Ataíde, além dos desenhadores do USk Natal.

Puxadores de conversa da roda em debate
Durante o evento, ainda houve sorteio do livro "Desenhar o Espaço" da Editora GG Brasil, sorteio da camiseta pela edição comemorativa do Encontro 50 e apresentação musical do Grupo Vocal Acorde, da UFRN, para fechar a noite em celebração ao movimento desenvolvido na Ribeira.

 Bolsista do projeto Ribeira Desenhada Arianne, premiada no sorteio de livro da Editora GG Brasil

Desenhista do USk Natal premiado com camiseta de edição comemorativa ao Encontro número 50

Grupo Vocal Acorde, da Escola de Música da UFRN, abrilhantando o encerramento do evento
Que mais ações e projetos aconteçam tendo o desenho como elo de integração!
Que mais pessoas se permitam, se (ar)risquem (lembrando Mestre Jota Clewton), se encantem e conheçam a Natal e cidades vizinhas a partir do desenho!
Que cada vez mais o desenho seja um instrumento de preservação da paisagem, conservação do patrimônio histórico e ferramenta de representação, comunicação e linguagem do ser humano!
E que venha o encontro de número 50!
Vida longa ao USk Natal, ao USk Brasil e ao movimento Urban Sketchers!

André Alves
Co-coordenador do USk Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário