22.7.18

53º Encontro USK Natal + RIBEIRA DESENHADA (julho 2018)

O Encontro número 53 do URBAN SKETCHERS NATAL ocorreu dentro da programação do projeto RIBEIRA DESENHADA, edição de julho de 2018. Além do Encontro USK, a edição de julho contou com mais duas atividades: uma roda de conversa sobre "becos de arte, boemia e cultura", ocorrido no Espaço Cultural Buraco da Catita; e uma apresentação musical regada a jazz, chorinho e frevo, pelos músicos Jubileu Filho, Erick Firmino e Silvio Franco.

Durante as atividades do encontro, foram feitas homenagens ao arquiteto e urbanista, professor e músico Marcelo Tinoco, um grande incentivador das artes e da cultural na/da Ribeira.





No encontro USK, tivemos a presença ilustre do arquiteto e artista plástico Flávio Freitas, que no final do encontro abriu as portas de seu ateliê para uma visita e uma conversa sobre a importância do desenho em sua vida profissional e pessoal.



Os integrantes do encontro de concentraram basicamente na Av. Duque de Caxias, e os registros priorizaram basicamente panoramas e edificações existentes dos dois lados da rua (notadamente, a casa que residiu o médico Januário Cicco, o ateliê Flávio Freitas, a sede da Superintendência do IPHAN/RN, a Casa do Empresário e o Grande Hotel). Chamou atenção dos desenhadores, um número considerável de edificações proto-modernas, art-decô, e algumas com elementos ecléticos, estilos que predominaram no período de auge da região, cronologicamente situado entre os anos 1930-1945. Porém, constatou-se que esta identificação só é possível quando se tem a possibilidade de uma observação mais apurada, devido, principalmente, à quantidade de interferências (posteamento, placas de publicidade, etc.) que impedem uma melhor visualização dos elementos constituintes da composição do conjunto edificado.




















A "exposiçhão" dos desenhos ocorreu no interior da galeria do ateliê Flávio Freitas, onde fomo brindamos por uma emocionante e incentivadora fala do artista, que nos contou acerca da importância do desenho em sua vida, bem como a importância do "estar na Ribeira", produzindo, em seu ateliê, cotidianamente. Flávio também comentou sobre a importância de atividades como as realizadas pelos grupos USK em todo mundo, como uma forma de incentivar o "estar na rua" e o "observar a cidade".























Também foram realizados os sorteios de livros doados pela Editora Gustavo Gilli, cujos sorteados foram Daniel Lucas e Estrela Santos.



Flávio Freitas convidou o grupo a visitar também o seu espaço de criação, e aproveitou para falar sobre técnicas, materiais e processos criativos. Um verdadeiro brinde a quem participou do encontro.



Em seguida, ocorreu a roda de conversa sobre os "becos de arte, boemia e cultura", no interior do Espaço Cultural Buraco da Catita. Participaram dessa roda, como "puxadores de conversas": os professores desenhadores Clewton Nascimento e Eunádia Cavalcante; o arquiteto Haroldo Maranhão e o arquiteto e artista plástico Flávio Freitas. No centro do tema, a figura do arquiteto e urbanista, professor, desenhador e músico Marcelo Tinoco. As falas dos puxadores de conversa ratificaram a importância de Marcelo para o reconhecimento do bairro da Ribeira como espaço de boemia, cultura, arte e patrimônio na cidade de Natal. As falas foram complementadas pelo depoimento de amigos e familiares, a ressaltar o arquiteto e urbanista, professor e músico.








Por fim, as atividades foram encerradas com o fantástico show de boa música, realizado pelo trio Jubileu Filho, Erick Firmino e Silvio Franco (com participação especial de Flávio Freitas, no trompete, e Carlos Araújo "Peru", no pandeiro), amigos e fãs  incondicionais de Marcelo Tinoco. No repertório, um misto de jazz, blues, MPB e frevo, bem ao gosto do músico Marcelo.






O próximo encontro RIBEIRA DESENHADA ocorrerá no dia 12 de agosto, dentro da programação do CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA. As atividades acontecerão na Praça Augusto Severo, a partir das 16h. Em breve estaremos divulgando a programação completa das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário