26.8.18

30º Encontro USK Fortaleza - Maciço de Baturité

Fotos por Janner Santos e Régis Capibaribe

Texto de Fabrício Porto

Números redondos nos compelem à diferenciação. Um aniversário de cinquenta anos não costuma ser trivial como seria um de quarenta e nove ou de cinquenta e um. E estranho seria uma empresa abrir mão de lançar um livro sobre uma década de atividades para lançá-lo com nove ou onze anos de fundação. E assim, no entusiasmo natural das viradas de página que acreditamos dar no tempo, foi que nosso coeso e crescente USk Fortaleza cristalizou seu 30º encontro: uma edição especialíssima fora de Fortaleza, com dois dias de programação. 

Guaramiranga, ‘pássaro vermelho’ em tupi, é um bucólico município serrano no norte cearense a quase mil metros de altitude e com cerca de cinco mil habitantes, para onde litorâneos e sertanejos avizinhados acorrem sôfregos de contato com a natureza, expressões culturais ímpares e temperaturas menos inclementes que as habituais do restante do estado. Dita Suíça cearense, nada mais equivocado: vegetação tropical, sol equatorial e povo caloroso e festivo é que ditam a diferença com os suíços. Para melhor. 

Fotos por Régis Capibaribe

A gênese deste encontro é antiga. A intenção de aliar desenho à viagens é pauta constante no USk Fortaleza e, após as edições de Aquiráz e Maranguape, municípios vizinhos à capital, Guará - como carinhosamente chamamos o destino - era a bola da vez em 2018. A bala de prata foi um oportuno e irrecusável convite do Espaço Cultural Dani&Regis para que o USk Fortaleza se incorporasse à uma programação multicultural elaborada e conduzida pelo Espaço ao longo do mês de agosto em Guará. E foi assim que cerca de trinta sketchers subiram a serra para uma das mais espetaculares edições do grupo. 

A programação do encontro previa três paradas principais, fora o sketch´n drink na noite descontraída da praça principal, agravada pela excelência da programação musical do dito evento cultural que transcorria neste agosto. Manhã de sábado, primeira parada na plácida e romanesca Escola Apostólica de Baturité, popularmente conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, construção da década de 20 do século passado com uma imperial fachada de 110m repleta de janelas, olhos com vistas para a vasta geografia do entorno em panorama. Convertida em hotel com foco em retiros espirituais, a construção, que antes formava novos jesuítas, hoje converte hóspedes em amantes da natureza e da paz. E folhas em branco em grandes ilustrações, com as bençãos dos desenhistas. 



A Praça Frei Honório, esplanada em patamares ascendentes em frente à igreja matriz de Guaramiranga, foi o segundo ponto de encontro, na tarde do sábado. O sossego habitual foi momentaneamente rompido por uma discreta mas potente caixa de som pilotada por um sketcher, que ninou a tarde de desenhos com uma seleção musical com gradientes entre Clara Nunes e Belchior. Sendo a praça quase um mirante, os desenhistas puderam irradiar o olhar para casarios, matagais, a matriz ou quaisquer dos inúmeros detalhes episódicos que a paisagem provinciana ofertava. 


Fotos por Janner Santos e Régis Capibaribe

Fotos por Janner Santos

A terceira e última parada programada, já no domingo pela manhã, foi na Igreja da Gruta, que conferiu, no somatório dos ‘spots’ de desenho, um caráter eclesial ao encontro. O conjunto de resultados ilustrados mostra claramente a atmosfera litúrgica, relicária e espiritual que paira neste rincão serrano. Frontões, volutas, portas monumentais, campanários e cruzes permeiam folhas e folhas desenhadas ao final da imersão de dois dias. Mas não apenas estes motivos: Guará oferta um cenário faustoso para o deleite de quem rabisca vegetação, figuras humanas, episódios cotidianos, arquitetura de época não religiosa, animais e o que mais for possível num pacato vilarejo de serra. 

A volta de Guaramiranga à Fortaleza costuma ser de rara beleza, com o sol rumando solene para detrás das colinas e lançando no viajante e na estrada uma luz morna e relaxante que arremata, invariavelmente, dias memoráveis. Nada mais cabível a uma ocasião redonda, nosso trigésimo encontro de desenho, um vórtice para outros trinta. 

Ou outros cem. Ou outros mil. Ao grupo, disposição não falta. 

FP 

Adendo 

O grupo USk Fortaleza agradece ao Espaço Cultural Dani&Regis e ao Regis Capibaribe - fotógrafo que sabiamente refugiou-se em Guará para uma tranquilidade que a Fortaleza, crescentemente hostil e insegura, não possibilita - pelo absolutamente oportuno convite para participar de sua programação, ao mesmo tempo em que se identifica com seu ativismo cultural materializado na criação de seu Espaço. Afinal, está no DNA do Urban Sketchers tal ativismo: desenhar na rua, expor resultados, transmitir ideias pelos meios de comunicação. Talvez resida aí, nesta identificação, o sucesso de uma parceria promissora.





Fotos in loco por Janner Santos

Fotos por Janner Santos e Régis Capibaribe













2 comentários:

  1. Sensacional, muito feliz de ter recebido vocês aqui em Guaramiranga! Sejam sempre bem vindos! a Casa é de vocês. Meu respeito e adimiração por todos desse grupo, talento que enche nossos olhos de alegri, vida Longa para todos vocês! AVANTE! Um abraço do Regis e da Dani!

    ResponderExcluir
  2. Mohon maaf jika postingan ini menyinggung perasaan anda tapi saya hanya mau menceritakan pengalaman pribadi saya yang mengubah kehidupan saya menjadi sukses sekarang. dulu Saya bekerja di Singapura, tapi saya tidak menyerah dengan keadaan saya, tetap ikhtiar. Dulu pengen pulang ke indonesia tapi gak ada ongkos. sempat saya putus asa,gaji pun selalu di kirim ke indonesia untuk biaya anak sekolah, sedangkan hutang banyak, kebetulan buka-buka internet mendapatkan nomor whatsapp Mbah Suro +6282354640471 katanya bisa bantu orang melunasi hutang melalui jalan Pesugihan Dana Ghaib. dengan keadaan susah jadi saya coba beranikan diri hubungi dan berkenalan dengan beliau Mbah Suro, Dan saya menceritakan keadaan saya. Beliau menyarankan untuk mengatasi masalah perekonomian saya dengan Pesugihan Dana Ghaib nya. Dan alhamdulillah benar-benar terbukti nyata hasil nya sekarang. terima kasih banyak ya allah atas semua rerjekimu ini. Beliau juga bisa bantu seperti Pemasangan nomer Togel,pelet, dll



    ResponderExcluir