NOVO! Faça agora sua inscrição para o Simpósio - USk Paraty 2014!

31.12.12

Manhã Fria, Curitiba - PR

Fiz estes desenhos em julho numa viagem a Curitiba.
O largo da Ordem a noite se transformou num lugar cheio de bêbados e mendigos. Durante o dia é vazio e muito bom para fazer uns desenhos. Apesar do frio só é preciso tomar cuidado com umas poças de líquido amarelo pelo chão. Esta torre de uma igreja foi desenhada do outro lado da rua, sentado numa escadaria de pedra. Alguns turistas (Alemanha, Estados Unidos, Argentina) observando um cara estranho desenhando no caderninho.


 Ali perto fica o Solar do Barão. Excelente Centro Cultural com muitas exposições artísticas, oficinas de gravura, desenho e Gibiteca. Depois de ver as exposições fiz um registro dos azulejos deste casarão de 1883. Preciso voltar outro dia para desenhar a fachada, as escadarias e o piso de madeira e também os "afrescos" do teto. É muita coisa para um dia só.


 No Paço da liberdade quis aproveitar o sol para esquentar um pouco. Comecei a fazer uns rabiscos e uma enxurrada de perguntas veio de todos os lados. Daí percebi onde eu realmente estava. O local é cheio de prostitutas, desocupados e malucos.
- "Voce tá desenhando? Ontem um cara tava aqui filmando com o computador ... "
- "Tem cigarro?"
- "Porque voce tá desenhando?"
- "Faz frio aqui em Curitiba, né? Acho que vou descer para a praia."
- "É bonito aqui né?"
- "Não é mais fácil fotografar?"
 

(lápis 5B e um tiquinho de aquarela)
 USK Londrina no flickr

FESTA DAS CEREJEIRAS – SAKURA MATSURI – SÃO ROQUE/SP


Estou a tempos para postar esse desenho, afinal a festa ocorreu em julho, mas com a correria de final de ano, só agora consegui separar um tempinho para fotografá-lo.

Aqui está ..

Esta é da Festa das Cerejeiras (Sakura Matsuri) que ocorre anualmente em São Roque – SP e celebra a floração das cerejeiras.

Nesse ano, no dia em que fui fazia muito frio, e a maioria das pessoas acabaram ficando na praça de alimentação em frente ao palco onde aconteciam shows dos mais diversos .. ótima oportunidade para, entre um show e outro, e até para “esquecer” do frio (que dizem ser psicológico .. rsrsrss..), desenhar e pintar ..

29.12.12

Presente do Tio Ricardo


Presente do Tio Ricardo, a photo by Dalton de Luca on Flickr.
Primeiro "Espaguetti" feito em casa com a Máquina de Macarrão que foi presente do Tio Ricardo. Só consegui desenhar até cozinhar porque quando ficou pronto comemos tanto que não consegui fazer mais nada.

Beatles na Concha Acústica da UFC


Oi pessoal! Provavelmente este é o último desenho do ano. É bem simples, mas registra uma tradicional festa que acontece por aqui. Todo final de ano a banda Rubber Soul, especializada em Beatles, comanda um super show em homenagem à maior banda de todos os tempos. Este ano a festa voltou a acontecer na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará e reuniu, segundo os organizadores, mais de 10.000 pessoas. Foi uma celebração à boa música. Rolou muito Beatles, é claro, e participações especiais de vários músicos locais que cantaram músicas de Elvis Presley e Rolling Stones sendo este último representado em elevado nível pela banda Caverna do Roque que incendiou a galera com três clássicos stoneanos. Literalmente um show! Nos divertimos muito e antes da praça ficar lotada consegui fazer esse desenho. Bom, é isso! Feliz 2013 a todos e keep drawing!

28.12.12

Sítio Livramento - Redenção Ce

Desenho antigo que resolvi adicionar cores. Trata-se do Sitio Livramento , em Redenção - Ce, cuja origem é o ano de 1873. Casa grande, senzala e engenho de aguardente fazem parte do conjunto, além do canavial. É  muito conhecida e apreciada a cachaça  Douradinha ali fabricada.

24.12.12

Conheça os Correspondentes: SÃO LUÍS - MARANHÃO < Regina Borba!



Meu nome é Regina Maria Oliveira Borba, sou natural da cidade de Bacabal, mas moro há mais de vinte anos em São Luis, Capital do Estado do Maranhão. Sou Designer de Produto, formada pela Universidade Federal do Maranhão –UFMA, com pós graduação em Gestão da Comunicação realizada na mesma instituição. Fiz cursos de Design Gráfico e Marketing na PUC do Rio de Janeiro e História das Artes e HQ na Universidade Estácio de Sá também no Rio, ambos cursados no ano de 2004. Atuo como Designer nas áreas de Design Gráfico, Produto e Interiores e trabalho nesse ramo há 15 anos. Atualmente sou sócia de um escritório de design AH!XEI Design, localizado na Av. Sambaquis, quadra 15, casa 06, bairro do Calhau, em São Luis.

Minha relação com o desenho vem desde pequena. Sempre gostei de desenhar, acho que por isso entrei para faculdade de desenho industrial. Eu gosto de desenhar tudo, objetos, natureza e etc. Mas por força da minha profissão meus trabalhos de desenhos são mais voltados para ambientações. De uns tempos pra cá, quando descobri pela internet um grupo de pessoas que saiam desenhando nas ruas, as suas cidades, fiquei encantada! Foi então que pensei e por que não desenhar minha cidade? Uma cidade linda, histórica, que leva o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Acabei me apaixonando por esse exercício e descobrindo cada cantinho especial da minha linda cidade chamada São Luís!


20.12.12

Desenhos para Cartão de Natal

Esse ano recebi duas solicitações para fazer desenhos de locação para os cartões de natal de dois clientes.
O primeiro deles foi uma aquarela feita para o paisagista Luciano Fiasch. Quando fui ao escritório dele, encontrei um cantinho à sombra, com vista para uma boa porção do jardim de entrada. Levei cerca de 3 horas para fazer a aquarela, formato aproximadamente 40x30cm.

O segundo fiz para o arquiteto Marcos Tomanik. Trata-se da fachada do edificio que ele projetou há algumas décadas, na aveninda Faria Lima. Fui em um domingo, no mês de novembro. Levei também algumas horinhas...foi pauleira, mas gostei do resultado.
Normalmente eu faço um cartão de Natal. Fazia 10 anos que eu os produzia.
Esse ano eu não tive pique para fazer o meu próprio...fica para 2013/2014.

En las Bicitecas

Uma casa antiga na Cidade do México


É nessa casa que o coletivo Bicitecas funciona. Estivemos lá em uma tarde para conhecer as pessoas que ajudaram a melhorar a estrutura para bicicletas na Cidade do méxico. Conhecemos muita gente interessante. A casa é uma antiga estrutura  deteriorada com vários coletivos de arte e também moradores. É muito interessante ver como essas pessoas ocupam o espaço e o tornam tão vivo. Quem passar pela Cidade do México vale a pena dar uma conferida.


Copacabana, Guazzelli.


19.12.12

Barcos do Mucuripe

Voltando a postar no Blog no início das férias. Trabalho sobre os estaleiros artesanais da praia do Mucurípe em Fortaleza, Ce. O tema já foi objeto de postagens anteriores , porém , são inúmeras as possibilidades de novas locações. A nova Av Beira Mar poderá alterar o quadro atual.

Voando pra BH, Guazzelli, no ar


18.12.12

Forte e passeio Público - Fortaleza/CE


Em passagem rápida por Fortaleza, voltei - depois de um bom  tempo sem ir - ao passeio Público, para saborear uma boa feijoada e escutar boa música. Aproveitei o momento propício para fazer um breve registro de trecho da fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Em primeiro plano, detalhe do gradil do Passeio Público

Lagoa do Peri, Guazzelli, Florianópolis


17.12.12

Centro Cultural São Paulo

Assim como o Dalton, levei os alunos para desenhar no último sábado, com tempo horroroso aqui em SP.
Também fui a um dos mais interessantes espaços públicos da capital - o Centro Cultural São Paulo, na Vergueiro.
A essa lista eu somaria o Sesc Pompéia, onde já fui muitas vezes também (inclusive semana passada, ainda tenho desenhos a escanear de lá).
O mais legal desses lugares é que simplesmente são projetos muito bem sucedidos no que se refere ao uso: FUNCIONAM! São animados, movimentados, sempre cheios de gente, que tomam o local como se fossem parte de sua própria casa. Se sentem a vontade: estudam, dormem, dançam, cantam, andam de skate, se divertem. Namoram.
Desenham.
É muito bacaba ir desenhar em lugares assim. Pena que meus desenhos são pouco povoados. Nesse sentido não refletem a vivacidade desses incriveis pontos de encontro de paulistanos.
Abraços!

Espaço Maravilhoso do Niemeyer

Sábado dia 15 de dezembro, debaixo de uma chuva que não parou um só momento, fomos com 6 corajosos alunos desenhar no Parque do Ibirapuera como encerramento do ano do Curso de Desenho. 
Ficamos todo o tempo em baixo da Marquise, reaberta um dia antes depois de meses de obras. 
É realmente um espaço fantastico e único no mundo, na verdade uma grande praça coberta com skatistas, patinadores, crianças, ambulantes, aeróbica, grupos de amigo secreto, grupos fazendo reunião de trabalho, enfim tinha de um tudo. Havia também um aglomerado de aproximadamente trezentas pessoas participando de uma maratona de Corte&Costura com distribuição de premios num pequeno palco na frente de muitas mesas e cadeiras, algumas vazias, que aproveitamos para sentar um pouco.
Camila transparente e a Maratona de Corte&Costura
O MAM com a Aranha da Louise Bourgeois que só falta sair passeando no meio das pessoas.
 Trabalhadores retirando os últimos tapumes e o entulho da obra.
Foi ótimo.
Abraços


14.12.12

No metrô

Mais um desenho feito no metrô de São Paulo. 

Essa senhora parecia aflita ou cansada. Levava a mão no rosto e abaixava a cabeça, olhava pros lados e voltava a olhar pro chão. 

Devo ter feito mais de 500 retratos de passageiros indo pra lá  e pra cá dentro desses vagões estranhos, ao longo dos últimos 10 anos. Uma hora tomo coragem e escaneio todos eles. Muitos eu postei aqui no meu blog e estão no link:http://jottapinheiro.blogspot.com.br/search/label/Metr%C3%B4

12.12.12

Igreja em Sobral "incompleta"

Oi pessoal! Vou compartilhar uma rápida dica para quem gosta de desenhar em campo. Quando desenhamos na rua nem sempre encontramos as melhores condições para executar o trabalho desejado. As dificuldades podem ir desde o perigo de assalto, até ao desconforto do calor ou mesmo da falta de tempo. Bom, o último item citado, talvez o mais comum, pode ser resolvido com essa dica muito simples.

Nesse último sábado, dia 08/12,  fomos a bela Sobral visitar suas praças e patrimônio histórico. Fiz o desenho mostrado abaixo e nele você perceberão a dica. Pela falta de tempo, vejam que vários elementos da igreja ficaram faltando. Observem que deixei para fazer depois os elementos que observei que se repetiriam como, por exemplo, as almofadas das portas e as próprias portas e gradis. Dessa forma, sobrou mais tempo para priorizar coisas como, por exemplo, as proporções gerais e o enquadramento do desenho na folha.

Embora considere que pode-se perder um pouco daquele resultado que vemos em desenhos feitos totalmente "in loco", também acho que é uma solução bem razoável uma vez que você consegue capturar o essencial ao vivo e dessa forma manter a gênese do croqui de rua. Deixei o desenho incompleto de propósito para fazer essa postagem. Espero que a dica seja útil. Abraços!




10.12.12

Barcelona 2013!!



Amigos sketchers brasileiros! Ontem foi anunciado no blog principal o 4th International Urban Sketching Symposium, que se realizará em Barcelona, entre os dias 11 e 13 de julho de 2013.
Posso dizer por experiência pessoal, pois fui à Lisboa e Santo Domingo, que participar desse encontro é fantástico. Conhecer pessoalmente todos os sketchers que a gente sempre admirou e fazer amizades com pessoas que nem imaginavamos, é muito enriquecedor. Além disso, Barcelona é uma cidade fascinante.

Comprar passagens com muita antecedencia é uma boa alternativa para ecomizar. O pessoal também sempre seleciona boas opções de albergues e hoteis, sempre próximos ao local do evento.

Enfim, eu recomendo muito! Vou lutar para ir novamente...e vocês?

Cliquem aqui e leiam todas as informações sobre o 4º simpósio.

Abraços!
Edu

7.12.12

Vila de Casas em Botafogo

Com amigos gravadores divido um estúdio aqui em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele fica numa vila de casas geminadas, pequenas, com dois ou três andares. Datam do início do século XX e em sua maioria estão sendo demolidas (as vilas) para darem lugar a prédios modernos.
Depois de um dia de trabalho envolvido com gravuras costumo sentar na soleira de uma porta que fica no terceiro andar e desenhar a "paisagem" que pode ser vista. 
Nesse primeiro desenho aparecem duas vilas: a que estou e a vila imediatamente ao lado. São todas muito parecidas. Ao fundo aparece uma parte de um prédio moderno da Prudential do Brasil Seguros de Vida.
Logo à esquerda percebe-se parte dos "arranjos" que os moradores providenciam para conseguir mais espaço para suas moradias, onde a estética construtiva não tem muita importância, porque o que importa é o espaço que se consegue a partir desses arranjos.
Esse desenho foi feito em um caderno da Tilibra.

Nesse outro desenho, do mesmo ponto de vista percebe-se a "modernidade" chegando, com enormes antenas parabólicas (elas já estão, aos poucos, diminuindo de tamanho).
Esse desenho foi feito num caderno Moleskine.

Há algum tempo publiquei aqui dois outros desenhos das "paisagens" que posso ver de onde fico e os recoloco aqui apenas para completar o conjunto



6.12.12

Paisagem em azul

Neste desenho resolvi brecar o processo de camadas antes de mudar de cor de marcador. Vista do bairro de Perdizes, a partir de uma colina no Sumaré.

5.12.12

Homenagem ao grande Mestre!


Oscar Niemeyer, Desenhos e Croquis, 1995: “Para o arquiteto, é bom saber desenhar. Uma figura, uma imagem, uma paisagem, uma flor. Desembaraçar a mão, sentir-se mais ligado à natureza fantástica que o cerca”.
Minha singela homenagem.

Metro Estação Clínicas

Avenida Dr.Arnaldo.
Este desenho guloso pediu mais uma folha para incluir a entrada da estação. Usei um pincel chato tipo trincha, uma caneta um pouco mais grossa do que normalmente uso e aquarela distribuidos em areas diferentes do desenho. Foi tudo acontecendo sem uma programação. Fiquei no fim da escada quase na porta do Cemitério e todo mundo perguntava :
onde fica o Velório?
onde fica a Faculdade de Saúde?
onde se compra flores?
onde é o Metro? Pode?
Abraços.

2.12.12

São Luís e Alcântara


Final de semana passada fizemos uma viagem de carro (Belém/São Luís/Belém) para participar da oficina do Renato Alarcão sobre Diário Gráfico e Processo Criativo. Valeu por tudo. Foi bastante proveitoso e com dicas preciosas.
A viagem em si foi um raro momento para perceber que devemos dedicar um espaço as coisas que realmente importam. Com o fiel caderno de “anotações desenhísticas” sempre a mão e Bingo!! Registros de canoas a vela voltando de uma temporada em alto mar, pessoas simples no centro histórico de São Luís, fachada do albergue fachada do albergue Hostel Solar das Pedras, da hospitaleira D. Helen e na volta uma breve passada na cidade de Alcântara, que convive com extremos, de um lado um centro histórico que beira 400 anos e do outro uma poderosa base de lançamento de foguetes, com militares e engenheiros brasileiros e ucranianos. A cidade de Alcântara vale à pena visitar. A base de foguetes, só de longe.
 Canoa a vela Linda Paz, porto de Cojupe- Alcântara - MA. Caneta esferográfica.
 Carroceiro no Centro histórico, São Luís - MA. Caneta esferográfica.
 Entrada do Albergue - Hostel Solar das Pedras, Centro histórico. Caneta esferográfica.
Casarios em Alcântara - Caneta ponta porosa sépia.