30.6.13

MARQUISE DO IBIRAPUERA - SÃO PAULO


Este desenho foi de uma tarde chuvosa no Parque Ibirapuera em São Paulo..

A marquise, obra de Oscar Niemeyer, naquela tarde, era palco de um evento de corte e costura que reunia mulheres de todas as partes do estado, que se espalhavam entre as mesas e as cadeiras ali distribuídas ..

27.6.13

Vila Flor, RN

Em visita à cidade de Vila Flor, RN, antigo aldeamento denominado Gramció, registrei a bela igrejinha de Nossa Senhora do Desterro, um dos bens representativos do patrimônio cultural potiguar.

17.6.13

Praia de Itapirubá




Tainha frita ,ovas, xuxu ensopado, camarão e farinha.
Para comer tudo isso na casa da praia, fui convidado pelo meu irmão.
Passeando pela costa desenhei alguns barcos que retornavam de uma pescaria malsucedida.

O tempo estava ruim. Chovia e o vento nordeste começava a encrespar as ondas.
O primeiro barco era transportado num caminhão Mercedes Benz.












O segundo , estava acoplado dentro de um ônibus com a traseira cortada. A tripulação se acomodava dentro do barco. Composição surreal.


Também aproveitei para desenhar umas flores de uma trepadeira no muro da casa e algumas gaivotas nervosas, esperando pelos restos da pescaria que não houve.

Finalmente um simpático pescador, amigo nosso, permitiu que eu fizesse o seu retrato.
Domingo legal.


Um abraço e boa semana para todos.


16.6.13

Entre RN, PB e PE




O roteiro foi longo: Nísia Floresta (RN), Pedro Velho (RN), João Pessoa (PB), Goiana (PE), Igarassu (PE), Recife (PE) e Olinda (PE). Só consegui tempo para fazer esses quatro (queria muito ter feito mais), mas realmente não deu). Ficam os registros.

A Linha e a Cor

Nos últimos encontros com o grupo de croquiseiros de Curitiba (Croquis Urbanos - Curitiba), tenho me esforçado em colocar cor nos desenhos. Para alguém que está acostumado a desenhar somente com linhas, esse processo não é a coisa mais confortável que existe. Hoje foi minha terceira tentativa de colorir os croquis, as duas primeiras em aquarela e a última com lápis de cor.

Tem me chamado a atenção um aspecto especial quando começo a pensar no desenho em cores; estou desconfiado de que o desenho em linhas pretas, (Ink & Pen), quando pensado para ser colorido, poderia possuir um atrevimento a mais, um certo despojamento das linhas.
 

Curitiba-PR. Universidade Federal do Paraná
O desenho acima, realizado no encontro da semana passada (09/06/13), foi uma tentativa de trabalhar uma linha um tanto mais solta; hachuras diagonais das aberturas e uma maior tortuosidade das demais linhas. Com esse traço me senti mais a vontade no momento de jogar a cor.

No desenho abaixo, realizado hoje (16/06/13) utilizei uma linha mais "formal" "comportada", pois a ideia da cor não estava bem concebida quando comecei o croqui. Depois de concluído, apliquei um azul em lápis de cor para caracterizar melhor o edifício, que possui os adornos nessa cor. Aproveitei o mesmo lápis para fazer o céu em hachura vertical.

Não quero dizer que um desenho é melhor que o outro, apenas tenho sentido que quando se pensa no desenho colorido, a linha pode não estar tão independente da cor como imaginava.


Curitiba- PR. Casarão localizado na esquina da Rua Comendador Araújo com a Rua Presidente Taunay.







7.6.13

A gata dormindo

Noites  frias.
A gatinha veio dormir no meu colo.
Assistia TV e navegava com o tablet.
Aproveite e tracei.
Software S Note.
 Ferramenta pincel.
Um abraço.

3.6.13

Interior de Minas Gerais

Fui viajar neste feriado para Itamonte, cidade mineira próxima à divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde fica o Parque Nacional de Itatiaia. Começando a postar os desenhos de trás pra frente, fiz este desenho com marcadores na pousada, no último dia. Um belo lugar, um belo dia.
























Abraços!

2.6.13

Corpus Christi 2013

A temperatura estava agradável.
O sol brilhando mas não esquentando.
Ano passado fazia muito frio.
Caminhando pela rua Lauro Muller tracei estes dois cidadão confeccionando os tradicionais tapetes de rua.
O trabalho envolve todos os que moram  por onde passa a procissão.
Cada um quer fazer mais bonito.
É uma festa.
Caneta nanquim e aquarela sobre papel Canson.
Um abraço colegas.