1.9.15

Um percurso por Salvador, Bahia.

Pessoal, segue o meu percurso por Salvador, durante os dias 28, 29 e 30 de agosto. Optei pelo Preto e Branco dessa vez, o que gerou um contraste bem interessante com as belas aquarelas de meu companheiro de percurso, o Mestre das cores André Lissonger.

O primeiro desenho foi feito enquanto aguardava um grupo que iria fazer uma visita a exposição sobre parte da obra do arquiteto Diógenes Rebouças, no hall do Teatro Castro Alves. Aproveitei a ocasião para desenhar as imediações do Campo Grande, em meu caderno "um em cada cidade".



O segundo dia foi alternado entre Sol e chuva. Optei foi fazer desenhos rápidos, sem explorar luz e sombra (somente o traço). Quem me conhece sabe que gosto muito desta forma de apresentação. No desenho, o registro da igreja da Conceição da Praia, Belo exemplar da arquitetura religiosa baiana.

As imediações do Elevador Lacerda carregam muitas informações de composição na paisagem urbana. A intenção do registro foi fazer uma síntese destas informações.



Finalizando o dia, um registro ainda mais descompromissado, no Mercado Modelo. Umas cervejinhas, acompanhadas de uma deliciosa cavalinha frita. Ao fundo um céu plumbeo. Marca do dia


O terceiro dia, foi o dia do Barroco. O céu azul me convidou ao colorido. Mas resolvi manter a linha do Preto e Branco. No registro, a imponente Igreja de São Francisco, com o seu cruzeiro.


Este eu resolvi postar para falar tambem da normalidafe que e voce incorrer a erros (no caso, de proporção). A intencao do desenho era mostrar que a arquitetura barroca é marcada por um suporte de composicao bastante regrado, e a este sobreposto elementos de rebuscamento, que darão o tom da composição final. Infelizmente fiquei desatento a proporção geral e a construção compositiva do lado esquerdo do desenho ficou distorcida. Mesmo assim, gostei do resultado final.


Para finalizar, um conjunto de três desenhos, baseado na definição de imagem serial, de Gordon Cullen. A ideia era demonstrar a riqueza da composição de planos identificadas durante um breve percurso, entre o terreiro de Jesus e o Largo do Pelourinho. Nos registros fica marcante a força da arquitetura religiosa na paisagem urbana deste trecho da cidade do Salvador.










Um comentário:

  1. Demais. Adorei a capacidade de captas as cenas com tracos rapidos e elegancia!

    ResponderExcluir