31.8.16

Atividade "Percursos Itinerários para Leitura da Cidade"

Nestes dias estamos recebendo no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Prof. Santiago Lucas Pistone (Facultad de Arquitectura, Planeamiento y Diseño da  Universidad Nacional de Rosario, República Argentina), que veio desenvolver atividades relacionadas ao intercâmbio proporcionado pelo programa MARCA,

Organizamos então uma atividade de extensão denominada PERCURSOS ITINERÁRIOS PARA A LEITURA DA CIDADE, que consistiu em uma atividade de apreensão e registro da de trechos paisagem urbana do bairro da Cidade Alta, e das imediações da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. 

No caso da atividades no Forte, utilizamos como princípio o uso do desenho como linguagem de representação, o desenho in loco e a abordagem da “visão serial” (Gordon Cullen) como metodologia de registro. Foram definidos 11 pontos de parada para registros, buscando registrar os elementos componentes da paisagem em uma forma relacional (o Forte e o mar; o Forte e o seu acesso; o Forte e a cidade; o Forte e o seu pátio interno; o acesso à cobertura; os canhões e a cidade.

Posto aqui alguns registros dessas sequências. Em primeiro lugar algumas fotografias:




























Segue agora uma sequência das 11 paradas, em uma miscelânea de desenhos do grupo:














Na atividade que ocorreu no Sítio Histórico de Natal, dividimos a atividade com o nosso 32º Encontro USK Natal. Com uma boa presença de desenhadores, fizemos registros externos e internos do edifício da Pinacoteca Potiguar (antigo Palácio dos Governadores) bem como de suas imediações.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário