27.3.17

OS LUGARES SÃO PESSOAS...



Por Adriana Dantas Nogueira (correspondente USK Aracaju) – 22-março-2017
 

Ao sair de férias este mês descobri que um lugar pode ser comparado a uma pessoa.

Conheci um dos lugares mais bonitos do planeta, mas também tive um sentimento de perda, ao saber, depois de um dia de meu retorno a cidade em que moro, que esse lugar não mais existia... Nem eu nem mais ninguém o verá... como se ele tivesse falecido, como quando uma pessoa muito querida vai embora para sempre.

Isso ocorreu em Malta, um pais adorável formado por 3 pequeninas ilhas no mar mediterrâneo, bem abaixo da ilha da Sicilia (Itália), que com certeza mais gente já ouviu falar dela. Contudo, Malta tem uma história incrível de milhares de anos! Podemos encontrar templos datados do período de antes da construção das pirâmides do Antigo Egito!

A ilha maior se chama Malta (mesmo nome do país) e as menores se chamam Gozo e Comino , sendo esta última inabitada. Muitos dizem que Gozo é a ilha que Homero, em sua Odisseia, descreve como o lugar em que Ulisses ficou aprisionado por anos. A sua beleza é indescritível, o exuberante ocre da pedra calcária natural se casa perfeitamente com o azul do mar.

A AZURE WINDOW (janela azul), uma formação de pedra em arco rodeado pelo mar como se fosse mesmo uma janela, fazia parte dos monumentos de atração turística da ilha, em que se visitava a partir de um passeio em pequenos barcos de pesca. Foi com tristeza que recebi a notícia que, depois de uma chuva muito forte, ela desapareceu do mapa para sempre... Ela tinha certa personalidade, como se fosse uma celebridade nacional, todos os moradores nativos se orgulhavam de ter um monumento reconhecido como patrimônio natural pela Unesco. Tirei muitas selfies com ela ao fundo, se fosse possível teria pedido um autógrafo....

Apesar desse desastre, a vida continua, e também lá, conhecemos mais lugares batizados com nomes de pessoas, e por que não dizer, pareciam pessoas..
   
Figura 1. Ilha de Gozo, “Azure Window”. Aquarela em sketchbook, tamanho A5.
Figura 2. Paisagem marina na Ilha de Gozo. Aquarela em sketchbook, tam.A5.
Figura 3. Marsalforn, estância balneária, próximo às salinas da Ilha de Gozo. Aquarela em página dupla, em sketchbook, tam.A5
 No sul da ilha de Malta, mais um passeio de barco que explora a paisagem rochosa no mar e leva o visitante a observar cores inimagináveis surgindo do encontro do mar com a rocha. Vimos algas, presas às rochas, que apareciam com um laranja-avermelhado inexplicável recebendo o azul-piscina das águas como num forte contraste pintado por VanGogh.

Nesse dia, o mar estava agitado, mesmo assim, subimos no barco de pesca colorido com alguns outros turistas, e já observando as formações rochosas, longe da terra firme, meu marido me dizia que seria bom nadar nesse mar convidativo, no mesmo minuto Posseidon o escutou e jorrou uma onda pra cima dele, molhou a calça e os sapatos... e em mais ninguém!

Melhor ter cuidado com o que se fala em Malta! E na volta à terra firme, ele se pôs a secar encima de uma trava de amarrar os barcos ancorados. Essa imagem eu tinha que registrar!
 
Figura 4. Secagem do banho de mar no Mercado de peixe em Marsaxlokk, Ilha de Malta. Aquarela em Página dupla de Sketchbook, tam.A5

Outro lugar-pessoa que conhecemos foi a Praça REGINA na cidade de Valletta, a capital de Malta. Espaço público com muitos restaurantes com mesinhas ao ar livre num pátio central, onde fica também a Biblioteca pública.
Carlos, Rosa, Conceição e Ana, amigos portugueses que tivemos o prazer de conhecer, muito simpáticos, parece que completaram o cenário da praça com alegria e boas conversas . O prato típico do almoço foi Bragoli (o g tem som de “dj” em Maltês).  
No meio disso tudo, ainda era época de Carnaval! As pessoas da ilha se fantasiam com muito requinte e romantismo, em especial as crianças que se transformam no que elas querem! Vi desde Homem de ferro, Hulk, Minions, piratas, até koalas e pinguins. Todos bem agasalhados em suas roupas de carnaval, afinal a temperatura estava entre 10 e 16 graus Celsius. Já os adolescentes pareciam fazer parte de carros alegóricos que passavam nas ruas a cada instante, com imensos bonecos supercoloridos, suas fantasias iam desde bruxas e fadas até vestido de doce e cupcakes. Tudo muito colorido e contrastante com as construções de pedra (na sua maioria) que ficavam como pano de fundo em seus tons ocres.
 

Figura  5. Detalhe da Biblioteca pública na Praça Regina. Aquarela em sketchbook, tam.A5

Figura 6. Foto do Desenho presenteado aos amigos portugueses. Sketch rápido (entre o almoço e a sobremesa). Nanquim em guardanapo. Tam. 20x15cm.


Figura 7. Meninas no carnaval em Malta. Aquarela em página dupla em sketchbook, tam.A5.


Um fato interessante me ocorreu, eu, enquanto turista fotografava tudo e mais um pouco, quando comecei a fotografar mobiliário urbano como bancos de praça, telefones públicos, placas de ruas (coisas de arquiteta...) e, ao fotografar um sanitário público, dei uma olhada em seguida na foto da câmera e percebi, bem no cantinho, uma princesa de uns 6 anos, toda sorridente olhando pra mim.... eu pensei: será que ela pensou que eu estava tirando foto da fantasia dela?.. Sim, pensou.

Imediatamente olhei para frente e a vi, ainda a sorrir, como se pedindo uma nova foto, mas dessa vez com ela bem ao centro, claro! Percebi que uma mulher estava sentada ao lado dela, provavelmente a sua mãe, que sorria também pra mim. Elas devem ter achado que ninguém tiraria foto de um sanitário, né? Então aproveitei também para rascunhar aquela princesa ( a mãe dela estava sem fantasia por isso não desenhei....rsrsr).
Figura 8. Princesinha do Carnaval. Aquarela em skechbook, tam.A5.

Adoro entrar em museus, dessa vez foi no Museu Nacional de Arqueologia e no Museu do Arsenal, apesar de ser dia de carnaval estavam abertos. Esses lugares nos contam a história fantástica do povo de Malta e deu para ter uma ideia do quanto eles lutaram contra muitos povos invasores.

Uma caminhada pelas ruas de Valletta demonstra também a influência dos ingleses na sua arquitetura com a utilização das Bay-windows. Os ingleses governaram a ilha de 1814 a 1979. A Catedral S. JOÃO possui rica ornamentação interna e telas de Caravaggio, que se refugiou na ilha por alguns anos, fugido da Itália...
Figura 9. Estatuetas pré-históricas. “Mulher adormecida” (acima a direita). Museu Nacional de Arqueologia, Valletta. Aquarela em página dupla de sketchbook, tam.A5.

Figura 10. Armadura do século XVI-XVIII. Museu do Arsenal, Valletta. Aquarela em sketchbook tam.A5.
No centro da ilha ficam MOSTA e MDINA, cidades mais antigas que Valletta. Lá se pode encontrar a Igreja Sta MARIA, sua cúpula é a terceira maior da Europa (depois de St.Paul em Londres e do Pantheon em Roma). Dizem que em 1942, quando a ilha foi invadida por Hitler, uma bomba caiu na cúpula e rolou pra dentro da igreja mas não explodiu.

Mdina, a “cidade velha” foi capital antes de Valletta, ainda com suas muralhas, conta com residências da nobreza (ainda hoje são mantidas pela tradição familiar) e preserva a arquitetura e palácios do sec.XIV e XV. O portão principal para a cidadela foi construído em 1724 e para se chegar a ele deve-se atravessar uma ponte construída sobre um fosso (escavado pelos árabes), como nas histórias de contos de fada.
 
Figura 11. Detalhe de campainha de porta de uma residência em Mdina. Grafite e caneta posca branca em sketchbook , tam.A5

Figura 12. Entrada de Mdina. Aquarela em página dupla de sketchbook, tam.A5.

Como disse, os lugares são pessoas.... podem ter diversos nomes, Malta, Mdina, João, Maria, Azure, Regina,... alguns deixam saudades, outros nos trazem amizades, outros nos enriquecem com conhecimento, outros são muita aventura! 

2 comentários:

  1. SAYA INGIN BERBAGI CERITA KEPADA SEMUA SAUWDARA2 PARA PECINTA TOGEL BAHWA DULUNYA SAYA SELALU KALAH BERMAIN TOGEL DAN SEMUA BARANG2 SAYA HABIS TERJUAL GARA2 MAIN TOGEL TIDAK PERNAH MENANG.TAPI SYUKUR ALHAMDULILLAH ADA TEMAN SAYA YANG BERIKAN SAYA NOMOR AKI WIJOYO KATANYA KI WIJOYO BISA MENGELUARKAN ANGKA GHOIB/RITUAL TAPI SAYA BELUM YAKIN BAHWA ADA ORANG YANG BISA MENGELUARKAN ANGKA GHOIB/RITUAL,AKHIRNYA SAYA COBA2 MEMBERANIKAN DIRI UNTUK MENGHUBUNGI AKI WIJOYO TERNYATA ANGKA YANG DI BERIKAN AKI WIJOYO 4D (2104) BETUL BETUL TERBUKTI TEMBUS 100% DAN SAYA MEMENANGKAN 375 JUTA ALLHAMDULILLAH SAYA BISA MENUTUPI SEMUA HUTANG2 SAYA DAN SEKARANG SAYA JUGA SUDAH MEMBUKA USAHA KECIL KECILAN,JIKA ANDA YAKIN DAN PERCAYA YANG NAMANYA ANGKA GHOIB/RITUAL JITU SILAHKAN ANDA HUBUNGI LANGSUNG AKI WIJOYO DI NOMOR(_=082=346=668=257=_)SAYA YAKIN ANGKA YANG DI BERIKAN AKI,DAPAT MERUBAH NASIB ANDA ATAU KLIK WWW.TOGEL257.COM
    yang punya room/halaman 'terima kasih atas tumpangannya








    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASS..WR.WB.SAYA pak alresky TKI BRUNAY DARUSALAM INGIN BERTERIMA KASIH BANYAK KEPADA EYANG WORO MANGGOLO,YANG SUDAH MEMBANTU ORANG TUA SAYA KARNA SELAMA INI ORANG TUA SAYA SEDANG TERLILIT HUTANG YANG BANYAK,BERKAT BANTUAN AKI SEKARAN ORANG TUA SAYA SUDAH BISA MELUNASI SEMUA HUTAN2NYA,DAN SAWAH YANG DULUNYA SEMPAT DI GADAIKAN SEKARAN ALHAMDULILLAH SUDAH BISA DI TEBUS KEMBALI,ITU SEMUA ATAS BANTUAN EYANG WORO MANGGOLO MEMBERIKAN ANGKA RITUALNYA KEPADA KAMI DAN TIDAK DI SANGKA SANGKA TERNYATA BERHASIL,BAGI ANDA YANG INGIN DIBANTU SAMA SEPERTI KAMI SILAHKAN HUBUNGI NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355) JANGAN ANDA RAGU ANGKA RITUAL EYANG WORO MANGGOLO SELALU TEPAT DAN TERBUKTI INI BUKAN REKAYASA SAYA SUDAH MEMBUKTIKAN NYA TERIMAH KASIH
      NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355)
      BUTUH ANGKA GHOIB HASIL RTUAL EYANG WORO MANGGOLO

      >>>>> KLIK DISINI <<<<<

      angka;GHOIB: singapura

      angka;GHOIB: hongkong

      angka;GHOIB; malaysia

      angka;GHOIB; toto magnum

      angka”GHOIB; laos…

      angka”GHOIB; macau

      angka”GHOIB; sidney

      angka”GHOIB: vietnam

      angka”GHOIB: korea

      angka”GHOIB: brunei

      angka”GHOIB: china

      angka”GHOIB: thailand

      ANGKA TOGEL JITU 2D 3D 4D 5D 6D
      0823-3744-3355
      saya pak alresky posisi sekarang di malaysia
      bekerja sebagai BURU BANGUNAN gaji tidak seberapa




































































































      ASS..WR.WB.SAYA pak alresky TKI BRUNAY DARUSALAM INGIN BERTERIMA KASIH BANYAK KEPADA EYANG WORO MANGGOLO,YANG SUDAH MEMBANTU ORANG TUA SAYA KARNA SELAMA INI ORANG TUA SAYA SEDANG TERLILIT HUTANG YANG BANYAK,BERKAT BANTUAN AKI SEKARAN ORANG TUA SAYA SUDAH BISA MELUNASI SEMUA HUTAN2NYA,DAN SAWAH YANG DULUNYA SEMPAT DI GADAIKAN SEKARAN ALHAMDULILLAH SUDAH BISA DI TEBUS KEMBALI,ITU SEMUA ATAS BANTUAN EYANG WORO MANGGOLO MEMBERIKAN ANGKA RITUALNYA KEPADA KAMI DAN TIDAK DI SANGKA SANGKA TERNYATA BERHASIL,BAGI ANDA YANG INGIN DIBANTU SAMA SEPERTI KAMI SILAHKAN HUBUNGI NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355) JANGAN ANDA RAGU ANGKA RITUAL EYANG WORO MANGGOLO SELALU TEPAT DAN TERBUKTI INI BUKAN REKAYASA SAYA SUDAH MEMBUKTIKAN NYA TERIMAH KASIH
      NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355)
      BUTUH ANGKA GHOIB HASIL RTUAL EYANG WORO MANGGOLO

      >>>>> KLIK DISINI <<<<<

      angka;GHOIB: singapura

      angka;GHOIB: hongkong

      angka;GHOIB; malaysia

      angka;GHOIB; toto magnum

      angka”GHOIB; laos…

      angka”GHOIB; macau

      angka”GHOIB; sidney

      angka”GHOIB: vietnam

      angka”GHOIB: korea

      angka”GHOIB: brunei

      angka”GHOIB: china

      angka”GHOIB: thailand

      ANGKA TOGEL JITU 2D 3D 4D 5D 6D
      0823-3744-3355
      saya pak alresky posisi sekarang di malaysia
      bekerja sebagai BURU BANGUNAN gaji tidak seberapa




































































































      Excluir