28.10.17

VIAGEM A SÃO PAULO

Quem mora na Baixada Santista (preferiria o termo Baixada PAULISTA) encara uma viagem de aproximadamente 70 km e que dura um pouco mais de uma hora e este movimento é tão frequente que igual a Ponte aérea São Paulo - Rio de Janeiro, existe a Ponte Rodoviária São Paulo - Santos, com várias empresas e horários contínuos de saída e chegada ao terminal do Jabaquara, ponto inicial da primeira linha do metrô Paulista. Então, quando um morador da baixada diz que vai à São Paulo é como mergulhar em um lugar de fantasia e de horrores, dependendo do ponto de vista, do horário da viagem e para qual lugar da grande devoradora de gente, ele está indo.
São Paulo é maravilhosa. São Paulo não perdoa. São Paulo é foda.


Minha última viagem à São Paulo ocorreu no dia 23 de outubro, uma segunda feira, para uma reunião da CHAPA 8 - NOVOS RUMOS, na qual participo para a tentativa de transformar; um pouco; a gestão do CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. Nós arquitetos, temos eleição no próximo dia 31 de outubro, para renovarmos os conselhos estaduais e o federal. Fui preparado para encarar a viagem. 
Participo de um Clube do Livro, a convite do meu amigo e Sandy (Claúdio Bispo) Jr., e o livro do mês é QUARTO DE DESPEJO, de Carolina de Jesus (não é minha parente, o que é uma pena) escrito entre 1955 a 1960, em que diariamente ele descreve a rotina de sua vida e da favela do Canindé, a beira do Rio Tietê. Duro, triste e comovente e dois cadernos de desenhos.


Assim que entrei no ônibus, saquei o livro da bolsa, com a intenção de terminá-lo até chegar no Jabaquara. Ledo engano. O rapaz da cadeira ao lado dormiu e foi impossível não registrá-lo.

No Metrô, horário de rush, fiquei de pê, perfilado com um gigante ruivo, que me lembrou aquele personagem viking, de filme antigo da sessão da tarde. (papel fino é assim, revela o desenho do verso)

Na reunião, na Avenida Angélica, fui um dos primeiros a chegar e enquanto o pessoal ia chegando, se apresentando e discutindo sobre os rumos da campanha eleitoral, as questões jurídicas (a CHAPA 8  está impugnado por uma artimanha da situação) e como serão os últimos dias até a eleições, fui registrando aqueles que iam me chamando a atenção.



E como não ter a atenção voltada para os bigodes à Dali, do arquiteto Gerson Gomes

A ruiva (não anotei o nome dela) merecia um desenho melhor.


 O arquiteto e um dos coordenadores da Chapa 8, José Alfredo Queiroz dos Santos

O pessoal ouvindo as explicações e orientações do Carlos Alberto Pupo. Na volta para Cubatão, peguei uma carona com o Nelson de Lima Junior. Foi uma viagem muito produtiva e desta vez, não precisei lutar e não deixei nenhum pedaço de mim, em um dos muitos becos escuros de São Paulo.



2 comentários:

  1. ASS..WR.WB.SAYA pak alresky TKI BRUNAY DARUSALAM INGIN BERTERIMA KASIH BANYAK KEPADA EYANG WORO MANGGOLO,YANG SUDAH MEMBANTU ORANG TUA SAYA KARNA SELAMA INI ORANG TUA SAYA SEDANG TERLILIT HUTANG YANG BANYAK,BERKAT BANTUAN AKI SEKARAN ORANG TUA SAYA SUDAH BISA MELUNASI SEMUA HUTAN2NYA,DAN SAWAH YANG DULUNYA SEMPAT DI GADAIKAN SEKARAN ALHAMDULILLAH SUDAH BISA DI TEBUS KEMBALI,ITU SEMUA ATAS BANTUAN EYANG WORO MANGGOLO MEMBERIKAN ANGKA RITUALNYA KEPADA KAMI DAN TIDAK DI SANGKA SANGKA TERNYATA BERHASIL,BAGI ANDA YANG INGIN DIBANTU SAMA SEPERTI KAMI SILAHKAN HUBUNGI NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355) JANGAN ANDA RAGU ANGKA RITUAL EYANG WORO MANGGOLO SELALU TEPAT DAN TERBUKTI INI BUKAN REKAYASA SAYA SUDAH MEMBUKTIKAN NYA TERIMAH KASIH
    NO HP EYANG WORO MANGGOLO (0823-3744-3355)
    BUTUH ANGKA GHOIB HASIL RTUAL EYANG WORO MANGGOLO
    >>>>>TOTO TOGEL 2D 3D 4D KLIK DISINI <<<<<
    DIJAMIN TIDAK MENGECEWAKAN ANDA APAPUN ANDA MINTA INSYA ALLAH PASTI DIKABULKAN BERGAUNLAH SECEPATNYA BERSAMA KAMI JANGAN SAMPAI ANDA MENYESAL















    ResponderExcluir
  2. Parabéns , Carlos !
    Que beleza de croquis como vc bem sabe fazer. Abraços.

    ResponderExcluir