14.9.18

Desenhos do 3º Encontro USK Brasil em Salvador

Imagem 1 - Desenho do Farol da Barra
Do dia 6 ao dia 9 de setembro deste ano aconteceu, em Salvador - BA, o 3º Encontro Urban Sketchers Brasil organizado pela fantástica equipe do USK Salvador. Nesta edição resolvi testar de vez as técnicas que venho desenvolvendo com o iPad, a Apple Pencil e o aplicativo Procreate. Como já esperado, e comentado em postagem do meu blog, o baixo contraste de iluminação da tela em ambientes externos foi o maior desafio, mas no final correu tudo bem. A bateria, que teve que atender a dois turnos de desenho, também se comportou muito bem com a ajuda de um carregador portátil.

Começamos a produção na manhã do dia 6/9 antes do início oficial do evento quando fiz o desenho do Farol da Barra (Imagem 1). O credenciamento e a abertura aconteceram pela tarde e na noite deste mesmo dia, durante a confraternização, fiz uma cena noturna no Largo do Santana mostrada na Imagem 3. Foi a primeira vez que tentei fazer um desenho neste contexto. Gostei do resultado.

Imagem 2 - Desenho de cena noturna no Largo de Santana
Imagem 3 - Desenhos do Terreiro de Jesus e Pelourinho
No segundo dia tentei aproveitar as potencialidades do iPad e arrisquei fazer desenhos bem complexos. A chuva que caiu pela manha deixou as coisas ainda mais complicadas uma vez que não poderia arriscar o equipamento, mas no final tudo deu certo. Confesso que depois me arrependi de ter escolhido cenas tão amplas, mas gostei do resultado do desenho do Pelourinho (Imagem 3). Não gostei muito do desenho do Terreiro de Jesus (Imagem 3). Há muita informação na cena e não acho que consegui gerenciar bem essa grande quantidade de elementos.

Imagem 4 - Desenhos do Elevador Lacerda e da capela do Solar do Unhão
A produção do terceiro dia foi uma das minhas preferidas. Na manhã do sábado nossa amiga Alejandra Munoz, arquiteta, professora da UFBA e uma das organizadoras do evento, nos levou para conhecer a belíssima Ribeira. Acabamos chegando mais tarde ao Elevador Lacerda, mas consegui fazer um rápido sketch (Imagem 4) com meus grafites digitais. Pela tarde tive tempo e sombra suficientes para fazer o desenho da capela do Solar do Unhão e conhecer o projeto de Lina Bo Bardi. Foi mais um belo dia na capital baiana.

Imagem 5 - Vista geral de Salvador a partir do Forte de São Marcelo

No último dia de encontro tivemos o privilégio de visitar o Forte de São Marcelo e nos deparar com esta maravilhosa vista de Salvador mostrada na Imagem 5. A foto resume bem minha vontade de fazer este desenho. O guarda chuva (sombrinha) foi essencial para que eu me protegesse do sol e para que fosse possível desenhar em uma tela LCD em plena luz do dia. Não tive tempo de colorir o desenho no local, mas gostei do resultado pois me lembrou o trabalho de um sketcher que gosto muito. Seu Instagram, para quem se interessar, é o @agungdwiyant.

Paralelamente ao encontro tivemos o privilégio de ter nossos desenhos expostos na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA, no ICBA e no foyer do Teatro Castro Alves. Particularmente, como mostrado na foto abaixo, fiquei super feliz e orgulhoso em ter meus desenhos digitais e seus vídeos expostos em destaque na Galeria Cañizares . Uma honra e alegria indescritíveis. Aqui agradeço e parabenizo, em particular, nossa querida amiga Alejandra Munoz pela curadoria e impressionante empenho na realização das exposições.





Foi um encontro sensacional e inesquecível! Valeu demais! Deixo meu forte abraço e admiração a todos os organizadores e a toda essa maravilhosa comunidade de sketchers.

Partiu Ouro Preto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário