12.2.12
moderNATAL
Como participante da comissão organizadora do 4º DOCOMOMO Norte Nordeste, que ocorrerá em Natal, no período de 29 de maio a 01 de junho de 2012, tenho elaborado uma série de desenhos sobre a produção modernista na cidade. Esses desenhos também estão sendo utilizados em minha disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo 3, cujo conteudo programático tem como temática a arquitetura e o urbanismo modernista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Clewton! Muito bom você ter postado seus desenhos, pois assim vamos aumentando o nosso repertório sobre obras modernistas pelo Brasil.
ResponderExcluirApenas uma dúvida, quais foram os arquitetos que estiveram envolvidos nos projetos?
No primeiro deles o peso das linhas e as relações de proporções ficaram muito boas!
Abs!
Hugo
Oi Hugo,
ResponderExcluirTenho mais alguns desenhos cuja temática é arquitetura moderna.
Postarei em outras oportunidades.
Sou cearense, de nascimento, e estou em Natal há poco tempo (apenas um semestre).
Estou me ambientando com a cidade e sua referências arquitetônicas.
Com relação à produção modernista, estou a cada dia me familiarizando com os edifícios remanescentes.
Há pouco tempo, essas referências tiveram um grande perda: o estádio Machadão foi demolido, para dar lugar ao complexo Arena das Dunas.
Com relação aos arquitetos envolvidos nos projetos, primeiramente devo informar que a arquitetura moderna em natal teve contribuições de arquitetos "de fora", que atuaram na cidade, e de profissionais natalenses, formados em outros locais, além dos formados já na UFRN.
Da referências que enho, posso informar que o hotel reis magos é obra do arquiteto Valdecy Pinto; O estádio Machadão é projeto do arquiteto Moacyr Gomes; a capela do Campus da UFRN é projeto do arquiteto João Mauricio; o edifício da antiga estação rodoviária é do arquiteto Raymundo Costa Gomes. s.
Abraço,
Clewton
Olá Clewton! Obrigado pelas referências, vou procurar pesquisar mais sobre esses arquitetos.
ResponderExcluirAssim como o Machadão, muitos dessas construções são demolidas, muitas vezes sem o devido respeito sobre o que elas representaram.