29.4.12

Presídio

A Zona Norte de São Paulo antigamente era uma área afastada, que ficava na outra margem do rio. Por conta disso, presídios foram construídos nessa região. Porém, a cidade cresceu vertiginosamente e há muito tempo esses edifícios começaram a disputar espaço com avenidas e casas. Um dos mais famosos é a Penitenciária do Carandiru, palco de uma chacina que ganhou as telas do cinema. Ele foi desativado e no lugar foi construído biblioteca, um imenso parque... Mas logo ao seu lado ainda persiste uma penitenciária feminina, com suas tristes torres de obsevação, com seus muros frequentados vez ou outra por um vigia. Nesse dia de chuva, nada encaixava melhor do que o registro dessa triste construção, que ao meu ver, teoricamente não deveria existir.

4 comentários:

  1. Ficou muito bom. Passou o clima sombrio do edifício.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jony. Na verdade nem precisava fazer muita força né! rs

    ResponderExcluir
  3. Nas passeatas dos anos sessenta nós gritavamos " soldado também é povo" agora do seu desenho podemos falar " cadeia também é cidade".

    ResponderExcluir
  4. Ela foi totalmente absorvida! O engraçado é que para muitas pessoas(ouso dizer a maioria), tanto faz aquilo ser uma cadeia ou um conjunto de prédios. O importante é que nas avenidas o trânsito flua. É interessante como as pessoas lidam com a imagem da própria cidade onde vivem.

    ResponderExcluir