26.6.12

Psicodrama no CCSP

Todos os sábados as 10:00 horas, até o fim de julho, acontece no Centro Cultural São Paulo uma sessão de Psicodrama onde as pessoas se reúnem e são estimuladas a compartilhar suas dúvidas, anseios, reclamações etc...para poder refletir mais profundamente sobre elas.
 Neste dia 23 os trabalhos foram dirigidos pelo meu amigo e colega de FAU Ricardo Guerra Florez e as questões levantadas foram todas relacionadas à vida na cidade e seus aspectos sociais e políticos. Depois foi escolhida, entre outras, a questão da corrupção para ser apresentada em forma de dramatização para posterior debate.
A situação criada por alguns voluntários foi a seguinte:
Duas pessoas alcoolizadas dirigem seu veículo de volta de uma festa quando são paradas por um guarda que não os prende em troca de  uma propina. Logo depois eles atropelam e matam um pedestre fugindo em seguida.
É incrível como a teatralização consegue motivar a platéia, praticamente todos manifestaram suas opiniões e o debate foi acalorado.
Desenhar esse evento me deixou muito dividido entre tentar registrar o que fosse possível e a vontade de entrar no debate para colocar também as minhas opiniões. Fiquei só com o desenho do grupo e depois tentei de memória ilustrar uma dramatização.


No final todos saímos muito diferentes do que entramos.

3 comentários:

  1. Oi, Dalton. Parece ser muito legal esse encontro. Belos registros também! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João, não poderei ir nas próximas duas semanas mas se você quer é só aparecer lá. Abraço.

      Excluir
  2. Belos desenhos como sempre Dalton.
    Gostei também da história. Não é comum este tipo de dramatização pública.

    ResponderExcluir