Todos os sábados as 10:00 horas, até o fim de julho, acontece no Centro Cultural São Paulo uma sessão de Psicodrama onde as pessoas se reúnem e são estimuladas a compartilhar suas dúvidas, anseios, reclamações etc...para poder refletir mais profundamente sobre elas.
Neste dia 23 os trabalhos foram dirigidos pelo meu amigo e colega de FAU Ricardo Guerra Florez e as questões levantadas foram todas relacionadas à vida na cidade e seus aspectos sociais e políticos. Depois foi escolhida, entre outras, a questão da corrupção para ser apresentada em forma de dramatização para posterior debate.
A situação criada por alguns voluntários foi a seguinte:
Duas pessoas alcoolizadas dirigem seu veículo de volta de uma festa quando são paradas por um guarda que não os prende em troca de uma propina. Logo depois eles atropelam e matam um pedestre fugindo em seguida.
É incrível como a teatralização consegue motivar a platéia, praticamente todos manifestaram suas opiniões e o debate foi acalorado.
Desenhar esse evento me deixou muito dividido entre tentar registrar o que fosse possível e a vontade de entrar no debate para colocar também as minhas opiniões. Fiquei só com o desenho do grupo e depois tentei de memória ilustrar uma dramatização.
No final todos saímos muito diferentes do que entramos.
Oi, Dalton. Parece ser muito legal esse encontro. Belos registros também! Abração.
ResponderExcluirObrigado João, não poderei ir nas próximas duas semanas mas se você quer é só aparecer lá. Abraço.
ExcluirBelos desenhos como sempre Dalton.
ResponderExcluirGostei também da história. Não é comum este tipo de dramatização pública.