15.9.12

Fortaleza da Conceição, Rio de Janeiro

Inaugurada em 1718 para proteger a Cidade do Rio de Janeiro de novas invasões (após duas tentativas pelos Franceses, em 1710 (Duclerc)  e em 1711 (Duguay-Trouin), tornou-se, talvez, a única unidade militar defensiva do mundo que ficou proibida de atirar.
Após ser inaugurada, por ficar muito próxima ao Palácio Episcopal (antigo Palácio do Bispo) sofreu reclamação à Corte sob a alegação de que os tiros poderiam abalar as estruturas daquele Palácio. A Corte atendeu a Igreja e a Fortaleza nunca mais disparou um tiro sequer.
Em 1885 tornou-se uma Fábrica de Armas (imaginem, com aquelas três janelas enormes viradas para uma praça pública).
De 1891 a 1894 tornou-se prisão para militares e civis a serem deportados e já no século XX passou a sediar o Instituto Geográfico Militar.
Foi tombada pelo IPHAN em 1938 e hoje abriga a 5ª Divisão de Levantamento, uma organização militar ligada à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG).
A fortaleza da Conceição fica no Morro da Conceição, bem no Centro do Rio de Janeiro, perto do Porto, ao lado da Praça Mauá. Após anos esquecida a região está sendo completamente revitalizada com vistas aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas.
Está sendo possível redescobrir uma parte da cidade esquecida mas muito significativa para a história de sua  formação.

Utilizei lápis e aquarela em um caderno feito com sobras de papeis para gravura em metal.

Um comentário:

  1. Olá Ângelo! belo desenho, as cores foram inseridas com cuidado e harmonia!
    Confesso que não conhecia essa fortaleza!
    abs
    Hugo

    ResponderExcluir