Neste domingo, iniciamos uma série de viagens pela região do Seridó / RN, como atividades de um projeto de pesquisa sobre habitação rural.
Fiz alguns registros que irão fazer parte da documentação da pesquisa, que incluem tanto os edifícios (casa de fazenda, engenhos de rapadura, casas de farinha), como indumentárias, mobiliários e equipamentos encontrados nesses espaços.
Nesta viagem, fiz o registro de uma cela de montar e de uma prensa do engenho de rapadura, encontrados na Fazenda Umary.
Na volta, de passagem pela cidade de Acari, fiz o registro da Igreja do Rosário, edifício tombado pelo IPHAN.
Olá Clewton! O valor desse tipo de registro é inestimável!
ResponderExcluirEles contam a história do nosso próprio país de uma forma silenciosa. Infelizmente muitos desses elementos são lentamente apagados com o tempo, as vezes por necessidade, pela sucessão de acontecimentos que acompanham as mudanças do tempo, ou por inúmeros outros motivos.
E daí vêm a importância desse trabalho!
Podemos ver como nossa cultura é diversificada e como a nossa noção de desenvolvimento e modernidade são postas em cheque nesse momento.
abraço!
Hugo
Hugo,
ResponderExcluirEstamos aqui na UFRN com um projeto de pesquisa sobre o Sertão, e uma das ações tem o objetivo de registrar, com desenhos e fotografias, esse modo de vida sertanejo, que resiste às transformações desse mundo globalizado.
Está sendo uma experiência bastante interessante.
Obrigado pelo belo comentário!
Abraço,
Clewton