Muito usado por contadores e comerciantes, antes da popularização da caneta esferográfica, este lápis ainda é fabricado pela Faber Castell. Lembro do pessoal da ferrovia e os funcionários de armazéns usando os nos anos sessenta.
A mina é composta por uma mistura de grafite e anilina. Após o risco se passarmos água revela se uma tinta púrpura muito intensa. Permite tirar uma cópia se for molhado e prensado sobre papel.
Seguem alguns sketches, num deles não cobri todo o papel com água para mostrar o efeito.
Alguns tatuadores os usam para transferir desenhos ,isto não é autorizado pelos órgãos de saúde.
Um abraço para todos.
que genial! Não conhecia esse lápis. Lindos sketches, Jony! :D
ResponderExcluirOi Fabiana, muito obrigado pelo comentário.
ExcluirExperimentar esta lápis é bastante divertido, cuidado com o uso da água, as vezes passo água demais e borra tudo, com o tempo a gente aprende.
Experimenta, o lápis é barato.
Um abraço.
bela experimentação - o efeito é bastante interessante. parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado Murilo.
ExcluirLembras destes lápis?
Ah, soube que atualmente os dentistas o usam, deve ser para ajuste de modelagem dental.
Um abraço!
Bom dia,gostaria de saber como se usa o lápis cópia,tenho um e não sei usar.Precisa ter um papel apropriado?pois usei com papel vegetal e não consigo e não sei tb se tem que colocar o papel do avesso, se puder me passar o passo a passo, ficaria grata.
ResponderExcluirBom dia,gostaria de saber como se usa o lápis cópia,tenho um e não sei usar.Precisa ter um papel apropriado?pois usei com papel vegetal e não consigo e não sei tb se tem que colocar o papel do avesso, se puder me passar o passo a passo, ficaria grata.
ResponderExcluir