19.1.15

Duas manhãs, dois temas, dois locais do subúrbio carioca

14/01/15 - Rio de Janeiro, sensação térmica recorde de 48º. Apesar do calor, vesti uma roupa leve,  juntei meu material e segui ao mesmo tempo motivada e nervosa para a Tijuca. O motivo? Fui convidada pela minha mãe e sua equipe de professores a participar da gravação de um Interprograma para o Canal Futura. 
O tema abordado era o Tempo: a correria do dia a dia e a falta de tempo para o lazer, e como contraponto, pessoas que conseguem tempo para seus hobbies. Eu falei sobre meu hobby: o desenho de observação, sobre o Urban Sketchers, de como arrumo tempo para desenhar, e principalmente, como esse tempo é extremamente necessário. O documentário tem apenas 2 minutos, então somente uma fala de minha entrevista foi incorporada, mas acredito que foi a essencial e eu a transcrevo aqui: "O meu hobby é o desenho de locação e de observação. Desenhar é minha vida. É o que me identifico. Eu me sinto bem. É um momento de reflexão comigo mesma. Quando eu estou desenhando eu me desligo do resto, eu me concentro: é só eu, o que estou desenhando, o caderno e nada mais".
Por muito tempo eu me privei de fazer o que amo, pois interpretava como lazer, como algo não-tão-importante. E ficava sempre triste, e sempre pensando, como queria desenhar esse lugar! E as coisas em teoria muito-importantes pesavam nos meus ombros, me fazendo infeliz. Eu não era eu. Hoje eu criei o tempo para desenhar, fazendo com que virasse um compromisso, uma obrigação.
 A cada quinze dias eu tenho um compromisso comigo: acordar de manhã, juntar meu material, e desenhar a cidade mais maravilhosa do meu coração.

Aquarela realizada durante a gravação do documentário, na Praça Saens Peña, Tijuca


                                           






17/01/15 - 5º Encontro de Urban Sketchers Rio, na CADEG, Benfica.


"O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara é um gigantesco centro de abastecimento, com 100.000 m² de área construída e mais de 700 empresas instaladas. Além da comercialização de produtos no atacado, o CADEG oferece boas opções de diversão, com bares e restaurantes que tem atraído cada vez mais visitantes. De origens fortemente portuguesas, os bolinhos de bacalhau são muito procurados e o cartão postal é o Mercado de Flores."

Primeiro encontro de 2015. Sol. Muito Sol. Confesso que apesar de saber que poucos viriam por causa das férias, eu esperava formar um grupo de 4 a 6 Sketchers. Fiquei decepcionada, compareceram apenas eu e minha irmã (13 anos, aprendiz de Urban Sketchers). A CADEG é um grande mercado, com muitas cores e muitos personagens. O mercado das flores, apesar de ser em um galpão, é belíssimo, vende diversos tipos de flores, folhas e vasos. E tudo com ótimo preço. Todos foram muito simpáticos e estavam muito animados ao nos verem desenhar. Ganhamos inclusive uma caixa de Lichia de presente. É uma pena, fico realmente entristecida que esse nosso grupo, que tem tanto potencial, não o aproveite. Espero que daqui a 15 dias compareçam mais pessoas...
 
Aquarela retratando o Folha Flor Plantas, Mercado de Flores da CADEG, Benfica.

2 comentários: