2.7.15

Conheça os Correspondentes: Simon Taylor, de Curitiba/PR


Simon Taylor e sua filha, Alice
Oi, meu nome é Simon Taylor.

Apesar de muitos acharem se tratar de um pseudônimo artístico, este é meu nome verdadeiro – meus pais tiveram uma sensibilidade incrível ao perceber meu destino inevitável.

Não me lembro de algum dia da minha vida em que eu não desenhasse. Mas, profissionalmente falando, estou nessa desde 1996, quando me tornei chargista e ilustrador do jornal “A Folha da Imprensa”.

No ano seguinte entrei no jornal hora H, onde iniciei uma longa história que durou até 2007. Nesse meio tempo, fora o papel de chargista político e ilustrador, também me tornei editor gráfico e diagramador. Em 2002/03 também fui chargista do jornal “A Cidade” e “Agência de Notícias Cone Sul”.

A atividade de designer gráfico têm sido uma constante desde 98, tanto que em 2005 fui selecionado entre aproximadamente 600 candidatos do Brasil para ser trainee em jornalismo gráfico da Folha de S. Paulo, onde passei três meses me aprimorando nas artes gráficas sob a orientação do mestre Maximo Gentile, editor de arte da Folha. 

Já participei de Salões de Humor (Pernambuco, Porto de Galinhas e Rio de Janeiro) além de exposições individuais e coletivas na Gibiteca de Curitiba, SESC/Centro e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

De agosto de 2007 a agosto 2010 fui chargista do site de notícias Jornale e do celebrado Blog do Zé Beto (www.blogdozebeto.com.br), onde publico até hoje meus trabalhos artísticos e Urban Sketchers.

De 2006 até 2014, tirando apenas o ano de 2013, ganhei o Prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense nas categorias Charge/Ilustração e Página Diagramada.

Para organizar toda essa atividade, em 2007 criei a Ctrl S Comunicação, minha empresa de design, ilustração e diagramação. 

Como ninguém é de ferro, a paixão por desenho e grafismos veio sempre (bem) acompanhada pela música. Sou baixista, guitarrista e cantor de bandas curitibanas desde os 13 anos. Atualmente, toco regularmente com minha banda Telefunkens.

Simon Taylor

USK

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas a verdade é que só escrevi tudo isso aí porque em abril de 2013 fui arrebatado por uma nova paixão: o desenho de observação, nosso popular urban sketch!

Fui convidado a participar do grupo Croquis Urbanos Curitiba em seu 7º encontro (foram mais de 120!) e me tornei um dos membros mais atuantes. O sucesso do grupo mudou muito minha visão da cidade. Passei a observá-la com muito mais paixão e interesse.

No final de junho de 2014, eu e os colegas Fabiano Vianna, Raro de Oliveira, Thiago Salcedo e Antonio Dias deixamos o grupo anterior para nos tornamos parte de uma aldeia ainda maior e fundamos o Urban Sketchers Curitiba. O primeiro encontro, no Museu OscarNiemeyer, foi um sucesso! Que venham muitos outros e que eu possa registrar os melhores momentos aqui neste espaço!

Outro aspecto legal é que minhas viagens nunca mais foram as mesmas. Tive a oportunidade de visitar Buenos Aires, Montevidéu, Paris, Liverpool, Londres e Lisboa nos últimos anos. Todas registradas com paixão e alegria nos - agora - inseparáveis caderninhos de viagem. O engraçado é que, desde então, quando tenho uma oportunidade de viajar, jamais penso em malas, roupas, etc. Só quero saber do sketchbook e de novos materiais para testar!

O desenho de observação veio para ficar na minha vida. Sempre desenhei, mas desde que descobri essa paixão, minha vida só tem melhorado com experiências maravilhosas e novas e fantásticas pessoas.

Sigo correndo o risco.

Simon Taylor


Carpintaria São Judas Tadeu, Curitiba/PR


IPPUC, Paraná


Jardim Botânico, Curitiba/PR


Museu Orcar Niemeyer [MON], Curitiba/PR



Teatro Guaira, Curitiba/PR


M.I.R.A.N.T.E. em Lisboa/Portugal


Rua Comendador Araújo . Curitiba/PR


Edifício Salvo . Curitiba/PR

4 comentários:

  1. Parabéns Simon!
    Seus sketches são magníficos e com estilo inconfundível!
    Seja bem-vindo à turma!!

    ResponderExcluir
  2. Hi Simon

    Greetings to you and all the sketchers in Curitaba.

    I enjoyed your sketches and learning about your life story. However my favorite image was the picture of you sketching with Alice. As the father of a daughter I was charmed by this picture.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas palavras generosas, Murilo!!!

    ResponderExcluir
  4. Thank you for words, Mark!
    Glad you liked the sketchs, but I agree with you: the photo where I'm drawing with my daughter is really cool!

    ResponderExcluir