23.5.16

Viagem de estudos - o barroco em Olinda e Recife (PE)

Realizamos, nos dias 19,20 e 21 de maio, uma atividade integrada com os alunos do terceiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, nos centros históricos das cidades de Olinda e Recife. A intenção foi desenvolver com os alunos análises de apreensão do espaço urbano de natureza barroca nos referidos sítios.

Foi muito bom ver os alunos utilizando o desenho como forma de registro e apreensão dos referidos espaços.




A seguir, seguem os meus registros feitos durante esta atividade.
Tenho um caderno que utilizo para registrar 01 desenho em cada cidade que passo nas viagens que faço (seja a passeio, seja a trabalho). Nessa viagem registrei no caderno um desenho da Igreja de São Pedro, no pátio de São pedro, em Recife, e um desenho de um dos altares laterais da igreja franciscana em Olinda.



Os desenhos seguintes foram feitos em Olinda e registram imagens dos percursos realizados com os alunos. No primeiro registro, fiz um desenho do conjunto franciscano, visto a partir do terraço lateral da igreja da Sé. Neste registro, o azul ao fundo é o mar; complementando, registrei o conjunto do Mosteiro de São Bento e, neste caso, o azul representa o céu. Para fechar a composição, inseri um dos poemas de Gregório de Mattos, lidos pela professora Iaçonara (professora do IFRN/Natal, convidada para participar da atividade),durante os percursos realizados,


O registro seguinte foi feito na manhã do sábado, com céu aberto. Registrei o conjunto formado pelo sobrado mourisco - uma referência de arquitetura residencial na cidade - e a Igreja de São Pedro.


Para finalizar, fiz um desenho da Igreja do Carmo, chamando atenção para a relação entre o edifício e o local onde ele está inserido, A princípio trabalhei somente com o traço e depois senti a necessidade de inserir cor no morro, exatamente para dar ênfase na relação citada anteriormente.


Por fim, cada vez mais me apaixono por esta bela situação de cidade.

Um comentário:

  1. Linda experiência: vários profissionais interagindo com alunos interessados e interessantes. Obrigada pelo convite! Para colaborar com os que não conseguiram entender sua afirmação final, em que você estabelece uma INTERTEXTUALIDADE com uma frase atribuída ao donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte de Albuquerque Coelho, coloco, então, dois links: um com um pouco de história da "Oh linda" Olinda e outro com a música do baiano Morais Moreira em homenagem a essa linda cidade.
    http://www.olinda.pe.gov.br/a-cidade/historia#.V0PDDb7kCwg
    https://www.youtube.com/watch?v=Y7xUaLYorMI

    ResponderExcluir