31.7.16

Desenho, Cidade e Cotidiano: 31º Encontro UrbanSketchers Natal, na Vila de Ponta Negra.

Neste nosso 31º Encontro, retornamos à Vila de Ponta Negra, para registrarmos não somente os arredores da charmosa igrejinha, como também o ofício das Rendeiras do Núcleo de produção artesanal Rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra.

Sobre a Vila de Ponta Negra, transcrevo o texto elaborado por Joka Lima: "Conhecido internacionalmente como ponto turístico da cidade de Natal. Cenário de tradições que resistem ao tempo, a Vila de Ponta Negra é guardiã de história a ainda pouco conhecidas pelos potiguares e turistas, cultura que pulsa como: mestres da cultura popular, rendeiras de bilro, pesca artesanal, a famosa ginga com tapioca e as lendas locais (galinha de ovos de ouro, lobisomem com descendentes ainda morando na Vila), tudo isso e muito mais caracteriza a cultura local nos dias de tecnologias e modernidades. Vila de cantos encantados de gente forte, determinada e de coração caloroso, gente feliz".








Joka Lima também fala sobre as rendeiras: "Núcleo das rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra, resiste ao mercado selvagem da industrialização, mantém a tradição e origem de suas tramas, pelas mãos habilidosas das senhoras rendeiras, Maria de Lurdes 82 anos é quem mantém o espaço no ponto de memória da cultura popular da Vila de Ponta Negra a Tapiocaria da vó, que também mantém a tradição culinária nativa".



























Os resultados mostraram a riqueza deste cotidiano: desenhos que retratam os espaços arquitetônicos e os detalhes vinculados a estes espaços, manifestando a força do cotidiano do lugar.



















Aproveitamos para agradecer mais uma vez a Joka Lima e Renata Deniz, pela aconchegante acolhida, e as nossas rendeiras por  nos propiciar a apreciação desta arte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário