Texto: Alessandra Simplício
Fotos: USK Rio
Realizamos na sexta-feira dia 20/01/2017, a partir das 13h, o Encontro EXTRA Urban Sketchers Rio no Palácio do Samba, sede e quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, campeã do Carnaval Carioca 2016.
A escolha da data foi motivada pelo feriado de comemorações do dia de São Sebastião, o santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e a definição do local se deu após convite que recebemos para participarmos da festa de aniversário da Ala dos Compositores da Mangueira fundada pelo Mestre Cartola há 78 anos.
Fomos muitíssimo bem recebidos, tivemos mesas e cadeiras reservadas para os Urban Sketchers com localização privilegiada, ao lado das mesas das demais escolas de samba tradicionais do Rio de Janeiro - como Portela, Salgueiro, Império Serrano, entre outras - que foram prestigiar e acompanhar seus compositores homenageados pela agremiação anfitriã da festa. Desenhamos toda a tarde ao som de sambas memoráveis, sob ritmos, melodias e poesias de afirmação dos valores culturais negros.
O próprio Palácio do Samba traduz em suas cores a paixão verde e rosa, Para além dos seus muitos e exuberantes integrantes, comunidade local e visitantes, naquela paisagem urbana este prédio guarda de fato e pulsa toda ancestralidade étnica, cultural e histórica do samba. Destacamos o momento sensação quando pudemos observar o teto retrátil da quadra da Mangueira se abrindo e a luz do dia invadindo e iluminando a festa dos poetas e sambistas cariocas. Aplaudimos todos!.... E voltamos aos desenhos ali observando e sendo observados por todos presentes, sendo que despertamos especial interesse das crianças da Mangueira.
Valeu, mesmo em pequeno grupo os sketchers presentes puderam desenhar neste local que espelha um pouco da alma da cidade.
Algumas fotos e croquis do dia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário