24.3.17

Conheça os correspondentes: André Alves, de Natal/RN

Durante o 32º USk Natal no Forte dos Reis Magos. Foto: Jota Clewton (2016)
Nascido e criado em Natal/RN, André Alves é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), projetista da GA Arquitetura, professor na área de Representação Gráfica e Linguagem e co-coordenador do coletivo USk Natal.

Em meados da década de 90, surgiram as primeiras afinidades pelas artes plásticas a partir do convívio com alunos e professores do curso de artes da Fundação José Augusto, em Natal/RN, nas tardes de sexta-feira. Lá, eram experimentadas técnicas de escultura em argila e de desenho de observação.

Durante a adolescência e juventude continuou a busca por novas expressões artísticas, como Teatro e Música, contudo foi na Arquitetura que se estabeleceu e se encontrou, até os dias de hoje. Num misto de arte e técnica, concluiu o Mestrado na UFRN, onde também foi docente, consolidou um escritório de gestão e execução de projetos em Natal, e passou a utilizar o desenho não apenas como uma forma de percepção, mas também como instrumento de concepção e linguagem. 


Croquis de residência em Natal/RN com sistema construtivo pré-fabricado de concreto e contêiners (2013)

Em meados de 2014, passou a integrar à coordenação do grupo USk Natal, gerenciando as ações do grupo e fomentando a formação e participação de novos USkers na capital potiguar. Até o momento, o grupo ultrapassou a marca de 35 encontros, realizou 04 exposições artísticas dos trabalhos desenvolvidos pelos membros e se integrou a um projeto de extensão de desenhadores urbanos da UFRN.

Teatro Alberto Maranhão, de 1904 e estilo art-nouveau, localizado no bairro da Ribeira (2014)

Há uma maior inclinação e prática pelo desenho de traçado (seja grafite ou nanquim) em papéis de cores, texturas, dimensões e gramaturas diversas, mas de vez em quando os lápis aquareláveis são experimentados para o "molho" dos desenhos.


Complexo religioso franciscano em Olinda/PE. O cruzeiro anunciando a arquitetura barroca (2014)
Cartão-postal da cidade de Natal/RN: Morro do Careca, mas de uma maneira diferente que as fotografias (2015).

O desenho passou a ser também uma forma de registro de viagem, em busca de arte, cultura, arquitetura e cidade, em que o espaço urbano, arquitetônico e a paisagem podem ser percebidos de uma forma mais intensa e detalhada. “Desenhar o mundo, um desenho de cada vez...”.


Edifício institucional do Governo de Santiago/Chile (2013)

Coliseu, Roma/Itália (2015)


Farol de Dona Maria Pia, Praia/Cabo Verde (2016)

Igreja da Companhia de Jesus, Cuzco/Peru (2016)


O ápice da atuação pelo Urban Sketchers foi a participação no 1º Encontro Nacional de Urban Sketchers do Brasil, em Curitiba, em Abril de 2016. Compartilhar o ato de desenhar com centenas de pessoas de todos os lugares do país é fascinante e indescritível (talvez desenhando dê para explicar melhor!).

 
Jardim Botânico, Curitiba/PR

Praça 29 de Maio, Curitiba/PR
Igreja do Rosário no Largo da ordem, Curtiba/PR

Que venha o 2º Encontro em São Paulo e que o mundo possa ser desenhado sempre por esses "aviciados" (gíria potiguar para pessoas que têm vício em algo), um desenho de cada vez...


Durante desenho da Igreja de São Miguel Arcanjo em Calheta, ilha de Santiago/Cabo Verde. Foto Sandro Azevedo (2016)



Um comentário: