Dois Estados, três cidades e dezenas de Urban Sketchers
Primeiro encontro, na Praça Nereu Ramos (foto: Ari Lopes da Rosa) |
No início de maio, os grupos de Curitiba, Joinville e Florianópolis organizaram o 1º Encontro Urban Sketchers Paraná-Santa Catarina e provaram que a proximidade entre as cidades não é só geográfica. Além de consolidar a amizade entre os organizadores, o evento serviu para que muitos participantes tivessem a oportunidade de conversar com pessoas das quais só se conhecia o trabalho nas redes sociais.
A cidade escolhida, Joinville, fica quase no meio do caminho entre as duas capitais e tem cenários que ainda dão conta de muitas edições, como ficou claro no planejamento dos locais para desenhar. Quem levantou o roteiro foi Cláudio Santos, arquiteto e professor da Católica de Santa Catarina, em Joinville, e organizador do Urban Sketchers local.
Terceiro encontro, na Rua das Palmeiras (foto: Ari Lopes da Rosa) |
Origem
O evento surgiu de uma conversa no 1º Encontro Nacional de Urban Sketchers, em abril de 2016, em Curitiba. "Acho que foi André Lissonger, coordenador nacional, quem lançou a ideia, que foi prontamente abraçada. Depois o Raro de Oliveira [coorganizador de Curitiba] começou a falar algo com o Cláudio Santos e no lançamento do meu livro em Florianópolis, botamos mais lenha na fogueira", lembra Simon Taylor, ilustrador, designer gráfico e coorganizador na capital paranaense.
As conexões entre as equipes organizadores são um emaranhado: Santos é amigo do pessoal de Curitiba e foi professor de Jaqueline Silva no curso de Arquitetura e Urbanismo. E foi ela quem fundou o grupo de Florianópolis depois de viajar à capital paranaense para ver como funcionam os encontros.
Quarto encontro, no Moinho da Rua XV, entrada de Joinville (foto: Ari Lopes da Rosa) |
Primeiro dia
Sábado (5/5) começou cedo às 9h30 com a concentração na praça Nereu Ramos, no Centro. Participantes recém chegados de suas cidades se misturavam aos desenhistas locais. A praça é rodeada de construções históricas, das estátuas da mitologia romana na fachada do Palacete Schlem às linhas art-decó do prédio da Ipreville, ambos tombados pelo patrimônio. Simon Taylor agradeceu a presença de todos e deu o início oficial ao encontro que terminou pouco antes do almoço com mostra dos trabalhos, registro dos desenhos com três carimbos (um de cada cidade) e sorteios dos brindes doados pela Editora Gustavo Gili, Dina Shop e Le Papier.
O Museu do Imigrante, construção de 1870 que já foi conhecida como Palácio dos Príncipes, desta vez abrigou uma comunidade muito mais heterogênea. Parte dos desenhistas se posicionou na Alameda Brüstlein, conhecida como rua das Palmeiras pelas fileiras de árvores por toda sua extensão. Fabiano Vianna, coorganizador do USk Curitiba, conseguiu capturar um rapaz que atravessa correndo e gritava "Vem, família" para uma matilha de cães que o acompanhava.
A luz do fim de tarde deu as cores para desenhar o prédio da Minâncora, sede da fabricante da pomada de mesmo nome. Construído em 1929, tem arquitetura singular, com elementos do ecletismo e art-nouveau. No fim do dia, mais uma rodada de sorteios dos presentes da Gustavo Gili, Dina Shop e Le Papier.
De noite, as canetas e lápis foram substituídas por garfos e facas (e copos) em uma conhecida choperia da cidade. As mesas enfileiradas para mais de trinta pessoas ocuparam quase todo o comprimento do salão principal.
Encontro final e despedida no Museu de Arte de Joinville (foto: Ari Lopes da Rosa) |
Últimos desenhos no domingo (6/5)
O moinho e o pórtico que marcam a entrada da cidade são o símbolo de Joinville (o moinho até faz parte do logotipo do USk local). Outra característica típica da cidade, a chuva, parecia que iria dar as caras em breve com o céu nublado. Enquanto não vinha, quase todos se sentaram para desenhar o moinho no gramado da rótula em frente, provocando a curiosidade dos motoristas. Na exposição dos trabalhos, deu para ver os estilos diferentes. Como havia participantes de Curitiba e Florianópolis que pegariam a estrada logo no início da tarde, Taylor terminou de sortear os brindes restantes.
A chuva que começou ao meio-dia parou assim que a turma voltou do almoço. Foi a deixa para ir ao último ponto – o Museu de Arte de Joinville – MAJ, vizinho da Cidadela Cultural Antarctica e do Instituto Juarez Machado, outros dois espaços de cultura da cidade. Ocupando uma antiga residência da metade do século 19, de traços medievais, clássicos e coloniais, o museu tem sacadas que serviram de abrigo aos desenhistas quando a chuva voltou.
Às 17h, fotos, trabalhos e despedidas marcaram o encerramento. A maratona de desenhos e as conversas com tantas pessoas deram a sensação de que os dois dias valeram por uma semana.
Informações
1º Encontro Urban Sketchers Paraná-Santa Catarina
Joinville, SC
5 e 6 de maio de 2018 (sábado e domingo)
Sorteio de brindes da Dina (representante dos papéis alemães Hahnemühle), da Editora Gustavo Gili Brasil (com títulos sobre desenho) e da Le Papier (loja de materiais artísticos de Curitiba).
Programação 5 de maio, sábado:
9h30 - Praça Nereu Ramos
12h30 - Almoço nas redondezas da praça
14h - Museu do Imigrante (rua Rio Branco, 229)
16h30 - Farmácia Minancora (rua das Palmeiras)
19h - Confraternização (Biergarten - rua Visconde de Taunay, 1183, Atiradores, Centro)
Programação 6 de maio, domingo:
9h30 - Moinho e Pórtico da XV (encontro no estacionamento)
11h30 - Almoço no restaurante Glória (rua XV de Novembro, 2250)
14h30 - Museu de Arte de Joinville (rua XV de Novembro, 1400)
16h30 - Encerramento (foto final e despedida)
Sketch do Museu da Imigração, por Cristina Walter |
Sketch do Museu da Imigração, por Aurea Chu |
Sketch da Praça Nereu Ramos, por Cláudio Santos |
Sketch do Museu de Arte de Joinville, por Simon Taylor |
Sketch da Rua das Palmeiras, por Raro de Oliveira |
Sketch do Rua das Palmeiras, por Julia Zanella |
Sketch do Pórtico e Moinho da Rua XV, por Sandra Kuniwake |
Sketch do Moinho da Rua XV, por Cláudio Santos |
Sketch do Museu da Imigração, por Fabiano Vianna |
Sketch do Palacete Oswaldo Doria, por Carol Grilo |
Sketch do Palacete Schlemm, por Ivan Jeronimo |
Uskers em ação na Praça Nereu Ramos |
Diversão e risadas garantidas: Drink & Draw no restaurante Biregarten |
Galera reunida no encontro do Moinho da Rua XV |
Sketch do Moinho da Rua XV, por Lucas Polidoro |
O resultado deste encontro serve para reforçar a comunidade dos amantes do desenhos. Alargo os meus parabéns para todos os participantes.
ResponderExcluirValeu, Roque!!!!
ResponderExcluir