O 27º Encontro Urban Sketchers Fortaleza aconteceu no sábado, 21/4/18, feriado de Tiradentes. Contamos com a presença de 23 sketchers que, através de variadas técnicas e olhares, registraram a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A igreja está localizada na Praça do Carmo e sua fachada principal olha para a Av. Duque de Caxias um dos principais acessos ao centro histórico de nossa cidade. O início de sua construção ocorreu em 1850, embora sua atual denominação só tenha sido assumida em 1892 e sua inauguração oficial (com a maior parte das características arquitetônicas atuais) só tenha acontecido em 1906.
Foi mais um dia de muito sol e de intensa produção gráfica. Sobre isso, deixarei aqui algumas colocações para nossa reflexão. Tenho observado já há algum tempo como o nome escolhido para o título dos nossos encontros acaba influenciando a temática dos desenhos. Ficou claro que a atenção dos participantes, inclusive a minha, foi direcionada somente para a igreja embora o perímetro da Praça do Carmo, por exemplo, também tivesse vários temas interessantes. Outro ponto que considero curioso foi a forte atração que a torre da igreja provocou nos desenhistas. Ela está presente em 18 dos 21 desenhos mostrados aqui. Os ângulos e composições escolhidos também sempre me chamam a atenção. Eles acabam sendo determinados por variáveis nem sempre relacionadas com o desenho. Uma delas é, por exemplo, a possibilidade de desenhar sentado e na sombra :).
É claro que nada disso diminui o valor dos registros. Tenho certeza que todos os sketchers no Brasil e no mundo passam por situações semelhantes, mas fica a dica de olharmos mais atentamente para outras possibilidades além do tema que virou título do encontro :). Apesar do evidente foco na igreja, destaco mais uma vez a variedade de processos e visões que culminaram em belíssimos sketches. Foi, como de costume, mais um grande encontro!
Valeu e até o próximo, dia 26/5/2018 no Centro Administrativo Do Estado Do Ceara - Cambeba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário