17.05.2018
Depois de uma viagem de 9h de avião, chegámos ao aeroporto Viracopos em Campinas, interior do estado de São Paulo. À nossa espera estava o Lauro Monteiro, um dos principais responsáveis por este intercâmbio cultural. Seguiram-se 2h30 até Araraquara, onde ficamos instalados num velho conhecido - o Novo Hotel Municipal.
No final do dia, só mesmo o merecido descanso.
18.05.2018
De manhã a comitiva foi recebida pelo Prefeito Edinho, mas antes aproveitei para me levantar cedo e fazer uma caminhada pela cidade, tendo saído os primeiros registos.
Aqui aproveitei para captar uma das pérolas perdidas na cidade. Uma pequena casa discreta, "escondida" por duas árvores. Apesar do elevado estado de conservação tem um enorme potencial para ser reabilitada. Tendo em conta a envolvente composta por edifícios de "gosto duvidável" temo que sucumba aos interesses dos promotores imobiliários. Este desenho materializa o que aqui vim fazer - colocar alunos e desenhadores desta cidade à descoberta do património da cidade, demonstrando que ainda existe um conjunto e edifícios antigos que merecem ser salvaguardados.
Enquanto esperava pela restante comitiva, aproveitei para desenhar o edifício da Prefeitura e Araraquara que significa "morada do sol". O tom alaranjado do céu é uma constante a qualquer hora do dia, criando um ambiente bastante cinematográfico e desafiante para quem gosta de desenhar e pintar.
Da parte da tarde, tive oportunidade de participar no Seminário sobre políticas municipais no domínio da Economia Social e Criativa, na UNESP, uma das universidades mais importantes do Brasil, onde lecionou Jorge de Sena.
Desenhos rápidos, feitos durante a visita guiada.
Aproveitei a viagem para tentar ultrapassar alguns obstáculos, como desenhar pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário