6.1.15

Sobre minha atuação no USk Brasil

Gostaria de fazer um comunicado a todos. Estou deixando a coordenação geral do Urban Sketchers Brasil, depois de cerca de três anos e meio de dedicação.
Tudo começou em 2011, depois de uma conversa com o fundador do grupo internacional, Gabi Campanario, durante o simpósio de Lisboa.
Alguns motivos me levaram a tomar essa decisão. O primeiro deles é a falta de tempo e energia para liderar um processo de estruturação, necessário neste momento de grande expansão nacional e global (o número de participantes não para de crescer!). Eu cheguei a realizar um plano para essa estruturação, mas não tive disposição para colocá-lo em prática, infelizmente.
Outro motivo, e o talvez o principal deles, diz respeito a proteger meu amor pelo desenho de locação – aquilo que começou despretensiosamente se tornou um trabalho constante. Preciso voltar a relaxar e curtir novamente essa atividade, agora como participante.

Acredito que o 5º Simpósio Internacional de Paraty foi uma grandiosa realização, que certamente fortaleceu o grupo no Brasil, e que deixará ótimas recordações em todas as 250 pessoas que participaram. Mas foi preciso 01 ano de trabalho intenso para concretizá-lo.
Além do simpósio, foram realizados cerca de 50 encontros em São Paulo, incluindo os Sketchcrawls. Em outra frente, já foram oficializados mais de 30 correspondentes brasileiros neste blog do Usk Brasil. Acho que minha maior contribuição, entretanto, foi na divulgação: nas faculdades, em minhas aulas, em meu blog, Facebook, reportagens, etc.

Estou satisfeito com o que deu pra fazer nesses anos.

É claro, tudo isso foi feito através de valiosas parcerias! Agradeço a todos que contribuíram no passado, e ainda contribuem, para o sucesso do grupo: aos co-fundadores João Pinheiro e Ju Russo. A Fernanda Campos, dedicada ‘sócia’ na organização do simpósio e também na organização do blog e do USK SP, e todos os demais entusiasmados administradores regionais.
Dito isso, O Urban Sketchers teria chegado e se disseminado no Brasil pelas minhas/nossas mãos ou não! Porque esse grupo é fantástico! Desenhar nossa cidade é apaixonante!


Acredito que o grupo no Brasil precisa, a partir de agora, formar um comitê coordenador. Dessa forma, o trabalho - que todos sabemos ser voluntário - poderá ser dividido. Também é importante que, dentre esse comitê, haja uma liderança. Essa liderança é importante para minimizar possíveis atritos. E, acima de tudo, é preciso ter entusiasmo, amor e respeito ao Urban Sketchers e seu Manifesto. Sempre digo que o Manifesto é o alicerce que estruturou e sustenta um grupo que atinge a casa de 100.000 participantes no mundo todo. Eu continuarei a defendê-lo, mesmo à distância.

Bem, quero me colocar à disposição para passar adiante todo o material que tenho arquivado sobre o USk Brasil. Fiz também uma postagem  com meu plano de estruturação do grupo, caso queiram levá-lo adiante.
Assim que formada essa nova liderança nacional, farei a ponte com grupo de administradores internacional, e quem estiver nessa terá a oportunidade de acompanhar de perto quanta gente apaixonada e incomparavelmente dedicada há ‘nos bastidores’.
Quem quiser e puder fazer esse trabalho aprenderá muito, posso garantir.

Enfim, ainda tocarei o barco em São Paulo por um tempinho, até que apareça alguém para coordenar os encontros por aqui.

Obrigado a todos e vamos em frente.

Vida longa ao Urban Sketchers Brasil!

Abraços,
Eduardo Bajzek

Nenhum comentário:

Postar um comentário