12.10.15

Notas sobre um Curso de Croquis Urbanos em Encontros USk Salvador

Por André Lissonger e Nei Barreto


Flyer de divulgação da disciplina
Este post corresponde à síntese dos resultados e principais registros referentes à Disciplina Optativa de CROQUIS URBANOS da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia no semestre letivo de 2015_2. A disciplina foi ministrada pelos docentes Arq. André Lissonger e Eng. Eletr. Nei Sousa Barreto, efetivos do quadro da FAUFBA. Bem como foi oferecida aos Cursos Diurno e Noturno da mesma, acontecendo sempre em sábados alternados, das 08:00 às 12:00h.

INTRO
Mesmo após alguns “atropelos” em tempo de matrícula, com 30 vagas disputadas + 10% preenchidas na sua totalidade e pequenos problemas de divulgação das datas e conteúdo das aulas, e ao final, com “outros atropelos” por conta da Greve dos Professores da FAUFBA, a disciplina correu seu curso com uma trajetória tranquila e surpreendente. 

A estrutura do curso foi distribuída da seguinte forma: 

· 2 aulas teóricas em sala de aula;
· 7 aulas práticas coincidindo com Encontros USk Salvador e;
· 1 Seminário Final.

Essa estrutura foi divulgada e (re) divulgada nas duas primeiras aulas, enviada por email aos inscritos e continuou mantida até o final.

Quanto ao esquema prévio montado acreditamos em uma hipótese pedagógica baseada em três princípios: 1. Insistir muito mais em um aprendizado empírico do Croquis Urbano em campo, do que através de repetidas sessões de teóricas de Desenho de Observação em sala de aula; 2. Associar uma nova disciplina acadêmica eminentemente prática com uma prática de Desenho de Rua (Urban Sketchers Salvador) não institucionalizada, e que tem se tornado comum na nossa cidade - uma espécie de retroalimentação; 3. Tornar, através de um seminário coletivo final, a própria produção dos estudantes, professores e urban sketchers um dos motes de discussão envolvendo participação total, aprendizado e avaliação – incluindo da própria disciplina e seus conteúdos.

AULA 1 – Aula Expositiva e Prática na FAUFBA.

Na primeira aula foi apresentada a disciplina, as datas e os locais de Encontros com os Urban Sketchers Salvador. Bem como ainda as primeiras noções fundamentais para a prática do Croquis Urbanos: enquadramento; ponto de vista; perspectiva; materiais; técnicas; hachura. Essas aulas foram ministradas com o uso de projetor multimídia, data-show e lousa branca. Os exercícios em sala de aula foram desenvolvidos com orientação prática tipo “siga o Mestre”... através de diretrizes demonstradas no quadro. Ao final, riscou-se algumas possíveis vistas a serem desenvolvidas na próxima aula de campo.

AULA 2 - 26º ENCONTRO USK SALVADOR: na Barroquinha e Baixa dos Sapateiros (Avenida J. J. Seabra).

Nessa aula, como também no restante das aulas em campo, os estudantes foram deixados livres para a sua interpretação individual dos lugares desenhados, tirando suas dúvidas com os professores e desenhistas mais experientes. Ao final da aula comentou-se sobre os registros e a produção de modo geral.

Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

A estrutura de uma aula de campo nessa disciplina, o que se seguiu como base para as outras aulas, foi feita da seguinte forma:

Croquis de um espaço público enquadrado
08:00h às 08:30h – Preleção da Aula: se configurando com uma mini palestra ministrada pelo Prof. André Lissonger e complementada pelo Prof. Nei Barreto e outros professores que participam das atividades dos USK Salvador, bem como outros desenhistas mais experientes. Os conteúdos versam em duas direções: 1. Um breve histórico do contexto físico e cultural dos lugares visitados (composição do tecido urbano; morfologia urbana; aspectos socioeconômicos; índice de violência e marginalidade; dinâmica das funções urbanas e dos usuários; trocas e manutenção de escalas; espacialidades, e o que mais ocorrer, e; 2. Breves comentários sobre as principais dificuldades a serem enfrentadas em termos de enquadramento e visadas, bem como as principais noções e técnicas a serem empregadas.

08:30h até 11:30h – As baterias de desenhos propriamente ditas. Com trocas de tempos e nível de complexidade e dificuldades.

11:30h às 12:00h – Encerramento Geral com comentários dos professores, desenhistas e estudantes sobre o lugar, os exercícios, os conceitos, e a produção propriamente realizada.

Croquis do exercício envolvendo espaço público em panorama aberto . André Lissonger

AULA 3 – Aula Expositiva e Prática na FAUFBA.

Croquis de escala, feitos na Preleção da Aula 4
Nessa, que foi a segunda e última aula na FAUFBA, comentou-se os desenhos realizados na Aula de Campo anterior e concentrou-se a abordagem didática em corrigir os primeiros erros.

Os exercícios em sala de aula foram novamente desenvolvidos com orientação prática tipo “siga o Mestre”... através de diretrizes demonstradas no quadro.

Após isso, ocorreu uma breve demonstração prática de outros materiais além do lápis grafite e das hidrográficas solicitadas – em especial o uso do pastel seco e à óleo e a aquarela.

Ao final, riscou-se algumas possíveis vistas a serem desenvolvidas na próxima aula de campo.

AULA 4 - 28º ENCONTRO USK SALVADOR: na Praça da Sé.

Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

Esquerda: croquis com espaço enquadrado e 1 P.F. Direita: croquis com perspectiva de 2 PFs. André Lissonger

AULA 5 - 29º ENCONTRO USK SALVADOR: na Conceição da Praia.

Flyer de divulgação e fotos do evento, incluindo a Oficina Urban Sketch Project . Instagram USk_salvador 

Croquis informativo de um exercício envolvendo desenho de fachada e perspectiva . André Lissonger

AULA 6 - 30º ENCONTRO USK SALVADOR: no Pelourinho.

Esta Aula e Encontro, em particular, foram bastante problemáticas em função das fortes chuvas. Este Encontro acabou por se encerrar no Mercado do Peixe, no Rio Vermelho.

Flyer de divulgação do evento

AULA 7 - 31º ENCONTRO USK SALVADOR: no Santo Antônio Além do Carmo.

Esta Aula e Encontro também coincidiram com uma Aula da Disciplina Obrigatória DESENHO DE OBSERVAÇÃO (também da FAUFBA), ministrada, além do Prof. André Lissonger, pelo parceiro e excelente desenhista Prof. Daniel Paz. Infelizmente esta teria sido a primeira e última aula de campo desta disciplina neste semestre, em função da Greve dos Professores da FAUFBA. Os estudantes da disciplina decidiram entrar em greve, contudo, a disciplina de Croquis Urbanos seguiu seu curso normal até o seu encerramento. Decisões estas acordadas entre os professores e estudantes presentes e matriculados em ambas as disciplinas.

Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

Croquis panorâmico envolvendo três exercícios: desenho frontal e dois cantos em ângulo . André Lissonger

AULA 8 - 32º ENCONTRO USK SALVADOR: na Rua da Ajuda.

Nesta Aula, em particular, foi adotado o método de registro da visão serial de Gordon Cullen, através de rápidos registros de 5 a 10 minutos da sequência urbana apresentada. Esta estratégia de mudança no tempo de execução dos croquis já havia sido abordada em nossas disciplinas de Desenho de Observação. E, como já comentado anteriormente em posts gerais, também pela nossa Oficina de Croquis Urbanos no VII PROJETAR 2015, juntamente com o meritoso desenhista Prof. Jota Clewton do Nascimento (USk Natal/RN) e Profa. Ruth Ataíde, recentemente em Natal/RN.


Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

Esse Encontro ainda coincidiu com o Evento internacional SKETCHCRAWL TORRES VEDRAS, com a participação de sketchers de Brasil, Portugal e Espanha.

Sequência de rápidos croquis envolvendo o exercício da visão serial . André Lissonger

AULA 9 - 33º ENCONTRO USK SALVADOR: no Passeio Público.

Esta Aula e Encontro, em particular, foram bastante problemáticas em função das fortes chuvas. Este Encontro acabou por se encerrar na Pastelaria Houang, no bairro do São Pedro.

Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

Croquis de espaço interno com croquizeiros desenhando na Pastelaria Houang . André Lissonger

AULA 10 – SEMINÁRIO FINAL no 34º ENCONTRO USK SALVADOR: na Ceasinha do Rio Vermelho.

Essa Aula-Encontro-Seminário foi fundamental! Mais do que o Encerramento da referida disciplina, um aprendizado para todos os envolvidos. Nos limitamos, nesse momento, a uma pequena síntese do ocorrido.

Precisávamos de um lugar suficientemente grande e com mesas e cadeiras flexíveis suficiente para uma miniexposição, dos sketchbooks e fólios de croquis, para todos os participantes. Ao mesmo tempo que diante da citada greve universitária em andamamento, foi uma decisão não realizar este Evento “dentro” da Academia, mas em um espaço citadino público – naturalmente em concordância com os princípios dos Croquizeiros Urbanos. Todavia realizar um pequeno seminário desses exige um mínimo de Conforto Ambiental Urbano (lumínico; ventilado; abrigado das intempéries, acústico, etc). Após algumas sugestões, decidiu-se a Ceasinha do Rio Vermelho. E funcionou muito bem, para nossa surpresa.
Flyer de divulgação e fotos do evento . Instagram USk_Salvador

A segunda demanda era a abordagem do seminário, que foi conduzido com uma breve apresentação informativa, parecida a este texto que o leitor interessado ainda se sente confortável em ler. 

Aquela base informativa abriu a terceira diretriz de condução. Aula após aula (de campo) os estudantes e os professores levantavam os desenhos, uns para os outros, como numa espécie de “galeria humana de sketchbooks” e passava-se aos comentários envolvendo comparações, técnicas, tempos, acidentes de percurso, dificuldades, acertos, evolução pessoal, etc. De vez em quando juntavam-se desenhos com técnicas ou abordagens semelhantes em aulas diversas. A apresentação foi muito proveitosa em vários sentidos, com a participação de todos os presentes.

Encerramento do Curso com Seminário Final

Para encerrar o Seminário Final, solicitamos a opinião crítica dos próprios estudantes acerca de todo o percurso pedagógico, informativo, logístico da disciplina. Essa foi mais uma das nossas surpresas diante às contribuições, que hoje nos ajudam a revisar o percurso e/ou consolidar nossas hipóteses para esta disciplina no ano vindouro.

Espero que tenham gostado... estamos à disposição para eventuais dúvidas.

Abraços fraternais, Profs. André Lissonger (USk Brasil) e Nei Barreto (Usk Salvador).

Um comentário:

  1. Colegas, meus parabéns pelo relato e sistema de ensino aprendizagem. Um modelo para a gente.
    Como vocês já sabem, também estamos desenvolvendo uma atividade de extensão acadêmica da prática que desenvolvemos no grupo "Croquis Urbanos - Curitiba".
    O projeto "Desenhadores de Rua" dos cursos de design e arquitetura da UTFPR objetiva usar o desenho de observação feito in loco e rapidamente (croquis) como uma técnica para investigar e entender a arquitetura e o design do passado, bem como sua interação com o presente. Os croquis produzidos em 12 encontros semanais (já realizamos 7) servirão de base para produzir narrativas gráficas que contem histórias sobre o prédio como um todo, aspectos particulares do exterior e interior e das pessoas que o utilizam hoje e ontem.
    Na primeira edição deste projeto escolhemos o tema “Centenário do Paço da Liberdade”. Prédio que foi originalmente Prefeitura de Curitiba e depois Museu Paranaense. O Paço tem reconhecida importância histórica, estética e simbólica para a cidade e estado.
    Visitem nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/desenhadoresderua

    ResponderExcluir