1.11.15

Conheça os Correspondentes: Luana Kallas de Brasília/DF

Luana Miranda Esper Kallas é natural de Governador Valadares/MG já morou em Belo Horizonte/MG, Vitória/ES, Teresina/PI e atualmente vive em Brasília/DF. Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Paisagismo (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Planejamento e Desenho Urbano pela Universidade de Brasília (UnB). E atualmente é coordenadora auxiliar no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista (UNIP, campus Brasília). Já lecionou na UnB disciplinas de: Desenho Arquitetônico, Desenho e Plástica 2, Projeto de Paisagismo e Planejamento Urbano e atualmente, na UNIP, leciona para o curso de Arquitetura e Urbanismo as disciplinas: Desenho Técnico e Expressivo, Projeto Arquitetônico, Projeto Urbano e Paisagismo e Planejamento Urbano e Regional e para o Curso de Design de Interiores, a disciplina Design de Interiores Representação e acessibilidade.

"O desenho entrou na minha vida muito cedo, aos 7 anos de idade eu tinha um diário que gostava de replicar os desenhos dos vídeos do Philip Hallawell na TV Cultura e também replicava os desenhos que meu pai desenhava neste mesmo diário, meu primeiro sketchbook, perdido em uma das mudanças entre as cidades que já vivi".

Esplanada Florida . Brasília/DF

Durante muito tempo seguiu desenhando até concluir a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, quando começou a fazer pós-graduação e se afastou do desenho retomando depois de 10 anos, quando lecionou na UnB, a disciplina Desenho e Plástica 2. Em pesquisas sobre a temática do desenho e da plástica se deparou com os Urban Sketchers, retomando o gosto pelo desenho. Em abril de 2014 organizou um Workshop na FAU UnB para a comunidade com a presença do Eduardo Bajzek, à época representante do USK Brasil, onde apresentou um pouco dos Urban Sketchers.


Esplanada do Planalto Noite . Brasília/DF


"Com isso o USK veio para ficar, começamos, juntamente com Juan Carlos Guillén Salas, a organizar alguns eventos de desenho urbano a partir de 7 de setembro de 2014, quando compareceu um grupo de 21 pessoas na esplanada para desenhar o desfile do 7 de setembro, mas acabamos por desenhar as pessoas caminhando pela esplanada dos ministérios. Tempos depois convidamos a Carla Freitas a colaborar com o USK Brasília e começamos com o primeiro encontro oficial do USK em Janeiro de 2015".


Igrejinha . Brasília/DF


Ermida Dom Bosco . Brasília/DF

Desde então tenta incentivar seus alunos de Arquitetura a desenvolver seus croquis da cidade, pois meio dos tablets ou naquins, aquarelas e canetas marcadoras, sendo esta última a técnica que mais gosta, pela praticidade e o efeito que as vezes pode parecer uma aquarela e pelo traço despojado proporcionado pelas canetas.

Casulo no CCBB . Distrito Federal

Além disso, nos encontros do USK Brasília, grupo que surgiu efetivamente em janeiro de 2015, tem conhecido mais do Distrito Federal e das cidades do entorno, observando paisagens urbanas que antes não notava e agora são retratadas pelo pincel.



Lugares onde publica:

Um comentário:

  1. Bem vinda. Os seus desenhos são fantasticos. Reforçam ainda mais a minha vontade de conhecer Brasília . Um abraço de portugal

    ResponderExcluir