25.7.16

O mar e a Salvador da Bahia [capítulo 5]: Plataforma

O bairro de Plataforma é uma área da cidade muito cara para mim. Desde o ano de 1999 quando iniciei estudos de Análise Urbana sobre o mesmo e depois contemplado com o #1 Lugar no Concurso Nacional de Arquitetura e Urbanização para o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Aquele Projeto de Idéias e, posteriormente, o Anteprojeto Arquitetônico e de Urbanização foi promovido pelo IAB-BA e foi desenvolvido com a Fundação Mario Leal da Prefeitura Municipal de Salvador.

Após estes anos tive a oportunidade de voltar ao bairro inúmeras vezes, dando aulas de projeto ou mesmo visitando-o. Na maioria das vezes tendo oportunidade de dar uma passada no Restaurante Boca de Galinha - uma das trações gastronômicas fora de percurso turístico da cidade de Salvador.

No episódio do #53 Encontro dos Urban Sketchers Salvador, juntamente aos croquizeiros Alejandra Kirkwood, Akemi Tahara e Leandro Melo, tivemos a incrível oportunidade de registrá-lo com o coletivo USk. E assim, seguem algumas das imagens do Encontro...

Dessa vez, também com o intuito de novas pesquisas para o Trabalho Final de Graduação de Alejandra, preferimos fazer o percurso através da travessia Ribeira-Plataforma. Esta empreitada, fica a dica aos turistas e aos soteropolitanos, dá um tom bastante mágico à chegada ao bairro e à relação dessas duas localidades com a Baía de Todos os Santos [Ribeira e Plataforma]. Bem como uma gama variada de vistas panorâmicas de marinhas urbanas, mudanças morfológicas topográficas, registros de preexistências como as ruínas da velha Fábrica de Tecidos São Brás, da RFFSA e detalhes sobre as práticas pesqueiras - fundamentais para o entendimento da economia do lugar.

André Lissonger


Consertando a rede. Ruínas da FATBRÁS. Edificações lindeiras à RFFSA. 


André Lissonger, Leandro Melo e Akemi Tahara. Foto: Alê Kirkwood.


Marinhas desenhadas desde a areia da praia de Plataforma.


André Lissonger desenhando marinhas na Praia de Plataforma.


Travessia Ribeira-Plataforma, atividades pesqueiras e ruínas da FATBRÁS.


Flyer do Evento #53 Encontro USk Salvador.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário