As férias de julho foram bem curtas. Decidimos por um passeio mais "caseiro", já que sou um legítimo cearense e que adoro peixe!
A praia então foi o destino. Passamos uns dias na belíssima praia de Icarai de Amontada (tão bela que acabei nem "tendo tempo" para fazer registros em desenhos. rs). A uma distância de 5 km, outro lugar magnífico: a praia das Moitas, onde fiz um registro inusitado da movimentação de pescadores, com seus balaios a retirarem o resultado da "colheita" de peixes nos currais de pescas localizados na praia.
No dia seguinte, fomos registrar uma das mais belas edificações religiosas em território cearense: A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada no distrito de Almofala, município de Itarema. Essa igreja tem uma história inusitada. Foi completamente soterrada pelo movimento duna, no final do século XIX e, nos anos 1940, começou a reaparecer. Atualmente faz parte do conjunto de bens tombados pelo IPHAN.
Para finalizar, enquanto estivemos em Fortaleza, fomos visitar a Casa de José de Alencar, outro monumento tombado pelo IPHAN, localizado no Sítio Alagadiço Novo, às margens da Rodovia CE-040. No desenho, busquei privilegiar um ângulo não tão conhecido da casa. Busquei privilegiar a relação entre o pequeno edifício e a vegetação exuberante existente no conjunto.
Foram poucos dias de folga. Os desenhos, menos ainda. Mas, particularmente, os resultados foram do meu agrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário