No nosso 41º Encontro, fomos convidados pela arquiteta e professora Mônica Alves a contribuir com as pesquisas que ela está desenvolvendo sobre a análise arquitetônico-urbana da Casa do Estudante do RN e suas imediações. A ideia da atividade era, , portanto, elaborar um quadro apreensão e registro da área, a partir dos desenhos realizados pelos participantes, de forma a contribuir na elaboração de um quadro de "percursos urbanos", tendo o edifício da CERN como foco.
Ao chegarmos para a realização da atividade, tivemos acesso ao edifício, sendo acompanhados por residentes da Casa do estudante, o que nos deu a possibilidade de termos uma apreensão mais detalhada do edifício, o que resultou em um tempo maior destinado aos registros do interior deste (notadamente o pátio e os detalhes - particularmente a infinidade de tipos de mosaicos encontrados).
Após um bom tempo no interior do edifício, parte do grupo resolver fazer registros externos (do edifício e de seu entorno).
Findada a atividade, eu, Mônica e Sarah fizemos um convite ao grupo, para fazermos mais uma atividade, com o objetivo de montarmos um painel com os desenhos, de modo a procurar construir nexos entre o que foi observado e ressaltado no edifício, por cada um dos participantes. A atividade ocorreu no dia 31 de julho no Departamento de Arquitetura e rendeu um resultado bem interessante, que será incorporado aos procedimentos metodológicos desenvolvidos por Mônica, em sua dissertação do Mestrado Profissional.
Por fim, outro desdobramento vislumbrado é a proposta de retorno do grupo ao local, para ampliarmos os registros do entorno da edificação. A atividade ocorrerá, provavelmente, ainda nesse mês de agosto de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário