23.6.19

Natal - Diário de Bordo - Parte IV

29.05.2019

O sol nasce todos os dias às 5h, e por essa razão, o quotidiano dos natalenses também começa cedo.
A agenda de hoje indica uma reunião de trabalho com o IPHAN, às 8h. A sede do IPHAN fica no bairro da Ribeira, na ponta oposta da de onde nos encontramos instalados - Ponta Negra. Ao sairmos do hotel, depravamo-nos sempre com os buggys à espera dos turistas, que dali partiam à procura da aventura nas dunas das extensas praias de Natal. Os branquelas (como eu), saíam de manhã, brancos como a cal e ao final do dia chegavam vermelhos como lagostas. Eu não tive esse problema, pois à nossa espera estava sempre um motorista da UBER ou os nossos anfitriões, que nos levavam até aos nossos compromissos.

Não eram só os buggys que nos faziam pensar nas praias e no lazer. Para cada lado que fossemos, tínhamos de percorrer a marginal junto às praias.

Outra presença constante - Torres e mais torres, que denunciavam as assimetrias sociais.

Ao chegar à Ribeira, vamos encontrando algumas peças de arquitetura que se destacam na paisagem.

Algumas delas, apesar de mal tratadas, escondem um enorme potencial. Falta alguém que lhes devolva a dignidade roubada pela incúria dos proprietários.

O almoço teve lugar na Cidade Alta, mais precisamente no Bar do Zé Reeira, um dos mais castiços botecos de Natal.

A conversa estava ótima, assim como a comida, mas o dever chamava por nós. Próxima paragem - Forte do Reis Magos.

Pelo caminho vimos o outro lado da moeda de uma sociedade de contrastes… Sem-abrigos a viver debaixo das pontes.

Ao chegar ao Forte dos Reis Magos, encontramos os vendedores ambulantes que se queixaram da quebra de vendas, que começou com as obras do forte e consequente afastamento dos turistas e numa segunda fase com a suspensão das obras. Esta indefinição transmite-lhes insegurança, num futuro que por si só já costuma ser negro.

A caminho do Forte, podemos apreciar o imenso mangue...e jovens pescadores a tentar a sorte…

e a ponte nova que foi feita para deixar passar cruzeiros, mas que afinal não deixa passar todos quantos era previsto…

Eis que chegamos à porta do Forte, onde nos esperava o Engº Alcio Costa, responsável pela obra, que nos fez uma visita guiada, dando-nos a conhecer todos os pormenores desta grande empreitada.

Texto completo, com fotografias e desenhos pode ser consultado AQUI

Um comentário:

1. نسبة إلى إرتفاع درجات الحرارة في فصل الصيف وخصوصا في المدن الإستوائية، فأصبح الحاجة إلى وجود مكيف هواء فى المنزل شئ ضروري لمواجهة الزيادة في درجات الحرارة والتأقلم معها، وتقدم جنة المملكة ومن أفضل أنواع المكيفات التي يعتمد عليها الكثير في تبريد منازلهم، هو المكيف من السبليت الذي يتميز بكونه يعمل على تبريد جميع غرف المنزل لطبيعة تكوينه من وحدة مركزية ووحدات داخلية لكل غرفة من غرف المنزل وحدة تبريد داخلية تستمد الهواء من الوحدة المركزية وتقوم بتوزيعه في الغرفة، ولذلك فإنه من الضروري جدا الحفاظ على تنظيف المكيف سبليت بإستمرار إزالة ما يتراكم بداخله من أتربة يمكن أن تتسبب في تلفه أو إحداث الضرر به.