NOVO! Faça agora sua inscrição para o Simpósio - USk Paraty 2014!

30.12.11

terceiro encontro de aquarelistas em paraty



paraty nublada com os donos da rua: os cachoros ,livres mas sterilisade...

aquarelas  feita  no terceiro encontro internacional de aquarelistas de paraty em agosto

29.12.11

Andando pelo Aterro do Flamengo



Em baixo de uma sombra de uma árvore enorme no aterro do Flamengo parei um pouco pra desenhar e pensar sobre a vida.
Bom ano para todos vcs meus queridos amigos desenhistas, sempre aprendo muito com os desenhos que vejo por aqui, ano que vem quero me dedicar totalmente ao desenho, o lema vai ser nenhum dia sem um traço, me aguardem....
beijos a todos!

26.12.11

Interrompido...



Esse desenho tinha um bom potencial, mas foi interrompido de qualquer maneira, e ganhou ainda umas manchas indesejáveis da outra página...O fiz há uns meses atrás, mas lembro que gostava da posição dos carros rotacionados a minha frente e da fiação do trolebus.
Trata-se da Praça Vilaboim, em Higienópolis, e ao fundo vemos o Edificio Louveira.
Bem, às vezes vale a pena postarmos desenhos antigos, então segue aqui um outro que fiz na mesma praça há algum tempo atrás.


24.12.11

Instituto de Química - USP, SP










Tenho um amigo, Henrique Esteves, químico e pesquisador. Me convidei para dar uma olhada nos experimentos dele e fui tragado para um seriado de ficção científica dos anos 60. Ou um daqueles filmes em que um acindente com os produtos provoca o aparecimento de zumbis...rsrs Pretendo voltar lá para fazer estudos mais detalhados, mas por hora aqui vai a fachada do edifício e alguns detalhes dos objetos e máquinas encontrados por lá!
Obs, um adendo: O campo magnético do equipamento que é maior que o campo magnético da terra(diferente do que foi escrito no caderno)
Abs,
Hugo

22.12.11

São Luiz do Paraitinga



Dia 11 de Dezembro estive nessa cidade que era muito bonita e que ja se passou 2 anos e vimos muitos casarões que ainda não foram restaurados e ainda outros nem forma reconstruídos, mas valeu a pena, a cidade precisa de nossa visita pois ela depende do turismo. A enchente de janeiro de 2010 acabou com 80% do patrimônio histórico da cidade. Um belo lugar para levar um grupo para desenhar, assim como fiz, levei 50 pessoas que foram para desenhar e fotografar. Confiram alguns de meus desenhos e visitem São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraiba. Valeu Adriano Mello

21.12.11

Terminal Bandeira, SP


O Terminal Bandeira é um local muito interessante aqui de São Paulo, pois é um daqueles nós onde tudo converge; podemos ver ao mesmo tempo passarelas, terminal de ônibus, viadutos... e prédios que mais se parecem o filme metrópolis do Fritz Lang.
Comecei o desenho algumas horas antes do famoso "rush", e é possível ver o caos lentamente se instaurando nas ruas.
Abraços!
Hugo

Noite

Amigos a noite é como o fim do ano...parece que vai acabar. Mas é a preparaçãode um novo dia vai chegar. Vi a postagem do Hugo a noite e fiquei com vontade de voltar a fazer os noturnos.
Aproveito para mandar abraços a todos e desejar um grande 2012! Cheio de desenhos, muita saúde e paz!



Este leão está lá desde 1922 , quando da abertura da exposição do mesmo ano aqui no Rio de janeiro.

19.12.11

Alguns desenhos...técnicas diversas.

Aqui vão os últimos:

Parque Buenos Aires - Higienopolis / São Paulo
Esse desenho começou despretensioso. Minha idéia inicial era apenas se ater às formas da vegetação e do edifício modernista ao fundo. Depois resolvi colorir algumas coisas com marcadores, usando uma paleta bem restrita. Usei marcadores AD. Não sei muito se gosto do resultado...talvez eu termine de colorir (sinto que falta alguma coisa).
Happy sketching moments.
Essa página contém diversos desenhos, feitos durante um happy-hour e um almoço recentemente. A pequena casinha do canto foi feita para servir de aquecimento para o próximo desenho (abaixo).


Este último desenho foi feito ontem, em uma esquina da Avenida Pompéia. Dessa vez optei por uma técnica diferente, que nunca tinha tentado na rua: lápis de cor. Exatamente como eu pensava, foi demorado e trabalhoso, mas valeu o estudo. O desenho me parece suave, mas faltou mais tempo para buscar cores mais intensas. Gosto dessa esquina...a rua cai abruptamente do outro lado da avenida. Procurei mostrar essa realidade mostrando elementos cortados na paisagem, como as árvores. Bem, há alguns postes ali tb, mas não dá pra ve-los direito.
Enquanto faço esses desenhos sempre acontecem fatos curiosos...a cidade parece muito mais real e próxima.
O dono do restaurante do outro lado da rua veio bater papo comigo, além de dois simpáticos senhores. Uma batida de carros quase na minha frente, quase sem danos e com motoristas muito civilizados (mal os ouvi dialogar). Viaturas policiais que passavam às pressas. A sombra que recuava cada vez mais, me deixando exposto ao sol intenso das 12:00hs. O cheiro horroroso de fumaça de algum carro velho que passou era ainda pior que o cheiro de lixo vindo da lixeira atrás de mim (não percebi quando comecei o desenho, e senti muito).

Minha rua

Aí está mais um desenho da minha rua, feito do portão da minha casa. Uma paisagem comum aos meus olhos, mas que está sempre mudando conforme paro para observar de verdade.



Como escreveu o velho escritor russo:

"Se queres ser universal, começa por falar da tua aldeia."

Leon Tolstoi

18.12.11

Tamanduateí - 10/30

 Finalmente, como prometido, o primeiro desenho com registro da primeira etapa guardado. Demorei muito para perceber que era importante guardar as etapas do trabalho também, não só registrar a paisagem. O desenho abaixo é o registro tal como terminava in loco. O de cima é depois de passado à caneta e aguado com nanquim.

16.12.11

Tamanduateí - 09/30

O próximo desenho já tem o registro das etapas, ai os posts ficam um pouco mais interessantes de novo.

15.12.11

1º Encontro Urban Sketchers Brasil - São Paulo

Olá pessoal,
Faz um tempinho que o nosso encontro aconteceu, mas nunca é tarde para postar os resultados.
Apesar de ter sido um dia com muita chuva conseguimos encontrar ótimos lugares para desenhar!
Veja dois desenhos que fiz lá. Um foi na estação da luz (vista para a Sala São Paulo) e o outro foi dentro da Pinacoteca.
Não vejo a hora de encontrar o pessoal novamente! Desta vez, sem chuva, por favor!





Praça em desnível, Nova Cantareira, SP





Esses dois desenhos eu fiz olhando para uma mesma praça localizada
na zona norte da cidade.
É a primeira tentativa de desenho em aquarela, portanto, acabei perdendo
o controle de algumas coisas.
O segundo eu fiz com marcadores. Tentei aproximar a cor do céu com a paleta
que havia na vegetação, e por isso acabou ficando um pouco diferente do que
existia, na realidade.

Abs!
Hugo

12.12.11

Tamanduateí - 06/30

Este ficou bastante caricato por causa dos coloridinhos espalhados por ai, mas que tinham a intenção de mostrar que, no geral, a coisa mais colorida na cidade é a roupa das pessoas.

Rua Moacir Avidos

Uma rua bem bonita da praia do Canto.
Desenhando,encontrei o Lucas ,um desenhista e illustrador  muito simpatica.
ele esta tambem no flickr: http://www.flickr.com/photos/lucasalbergaria/5425205041/

10.12.11

Tamanduateí - 05/30


Sapateiro-na-calçada

Sapateiro-na-calçada by Dalton de Luca
Sapateiro-na-calçada, a photo by Dalton de Luca on Flickr.
No terreo do Edifício Itália tem um café ótimo, muito bem tirado, mas o mais legal é o pequeno balcão que fica de frente para a calçada. Sapateiro de rua que também faz cocertos, fumantes de calçada, gente trabalhando pelo celular que escutamos toda a conversa, moças bonitas indo trabalhar, pena que não deu tempo de desenhar tudo. Abraços.

7.12.11

Tamanduateí - 02/30

Segundo desenho da série de 30, às margens do Tamanduateí. Os desenhos foram feitos naquilo que chamam de 'visão seriada', como frames de um filme que vão dando a sensação de deslocamento.

6.12.11

Sobral - o lado esquerdo do rio Acaraú

Sobral, ao norte do estado do Ceará, tem seu centro histórico tombado pelo IPHAN. Esta vista feita do outro lado do rio Acaraú, desde o bairro Dom Expedito, é anterior às obras realizadas na margem do rio.

Tamanduateí - 01/30

Vou começar a postar aqui os desenhos de observação que fiz durante o ano de 2010 percorrendo os 5 km finais do rio Tamanduateí (da foz ao Parque D. Pedro II) e que fazem parte do meu trabalho final de graduação pela faculdade de arquitetura e urbanismo. Quem quiser dar uma olhada no trabalho completo, pode ver aqui. O processo de desenho era registrar neste papel mesmo (594 x 190 mm apoiado numa espécie de prancheta de papelão improvisada), o desenho com grafite, que depois concluía em casa. Os primeiros desenhos (1-15), na verdade a metade deles, fiz em três partes; o registro in loco, passava as linhas a limpo com caneta e então as aguadas de nanquim. Mais para frente, à partir do 16º, dispensei esta etapa intermediária quando percebi que já pegara suficientemente o jeito na observação para ainda ter que reforçar e acertar o desenho com a canetinha, que roubava bastante da espontaneidade do registro. Ao longo do trabalho houve muitas destas pequenas sacadas e mudanças no processo.

5.12.11

Terceira Ponte,do lado de Vitória.Lugar aonde  jovens Capixabas  se encontram de noite no final de semana.