O entorno da Igreja do Passo é dos mais interessantes para quem deseja conhecer e desenhar os vestígios da arquitetura colonial em Salvador/BA. Neste post seguem duas investidas, em dois momentos diferentes, sobre o tema.
Os primeiros desenhos foram realizados ao mesmo tempo em que ministrava uma aula de Croquis Urbano juntamente com o Prof. Nei Barreto (UFBA). Essa aula coincidiu com o #54 Encontro Urban Sketchers Salvador.
O primeiro croquis em hidrográfica e aquarela faz parte do exercício que os estudantes da disciplina desenvolveram como treinamento para um desenho de fachadas, se possível, bidimensional... procurando assimilar o traço, escala, proporção, texturas e hachuras.
A segunda leva de desenhos é uma série de dois desenhos de 15 minutos cada. No meu caso, como tinha que dar instruções, realizei o da esquerda em 10 minutos e o da direita, em apenas 3 minutos. As aguadas foram lançadas rapidamente quando tive oportunidade de sentar.
O último desenho desta jornada faz parte de um exercício que possui os mesmos objetivos dos anteriores...com mais tempo - aproximadamente 30 minutos. Todavia, j´com o acréscimo dos conhecimentos de perspectiva intuitiva de 1 ponto de fuga.
Flyer de divulgação do evento |
A segunda leva de desenhos desta postagem é bem mais antiga... de 2013. Essa foi fruto de uma aula de Desenho de Observação com o Mestre Daniel Paz (UFBA). Essa coincidiu com o #2 Encontro Urban Sketchers Salvador, quando o grupo baiano estava recém fundado.
Escadaria do Passo |
Vista desde o Adro da Igreja do Rosário dos Pretos |
Flyer do evento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário